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Xbox Series X e Xbox Series S: criando o design da próxima geração de consoles

Em março, mostramos um pouco mais de perto a tecnologia que alimenta o Xbox Series X. Foram detalhes desde as especificações técnicas até o que as tecnologias de próxima geração, como a Xbox Velocity Architecture e o selo Otimizado para Xbox Series X, significam para os jogadores. Há duas semanas, revelamos o Xbox Series S e demos uma olhada na tecnologia que alimenta esse console também. Agora, é hora de focar na maneira como nossos novos consoles Xbox foram projetados. Compartilho aqui um pouco do processo e da inspiração que os moldou.

Recentemente, tive a oportunidade de conversar com alguns membros da Equipe de Design do Xbox, incluindo o Diretor de Design para Xbox, Carl Ledbetter, o Designer Principal de Consoles para Xbox, Chris Kujawski, o Diretor de Design Sênior, Nicolas Denhez, o Designer Sênior, Ryan Whitaker, e a Designer Sênior, Erika Kelter, para falar sobre o processo de concepção de dois consoles totalmente novos a partir do zero. Simplificando, a equipe projetou o hardware de próxima geração para potencializar experiências de alto desempenho de uma forma que seja mais acessível, flexível e, finalmente, para se encaixar perfeitamente na vida moderna e nas salas de estar dos fãs do Xbox em todo o mundo.

Ao desenvolver a estética desses dispositivos, a equipe se inspirou em nossos parceiros da equipe de engenharia do Xbox, na moderna tecnologia e no legado dos produtos anteriores. O Xbox Series X e o Xbox Series S foram projetados para caber na casa de qualquer pessoa; são arquitetônicos por natureza, têm personalidade e uma aparência visual que a equipe acredita que se manterá ao longo do tempo. Os consoles se tornam a representação física de uma experiência de qualidade que combina com qualquer estilo e tipo de jogo. Mais importante ainda, eles podem se destacar ou desaparecer no ambiente em que são colocados com base nas preferências de nossos fãs.

“O processo usado para projetar esses produtos tipifica a maneira como construímos todos os dispositivos. O design de hardware na Microsoft evoluiu de pequenas equipes trabalhando de forma independente no campus, para agora se encontrarem em um estúdio que cria todos os dispositivos Microsoft, de Xbox a HoloLens, Duo a Surface Hub, unificando nossa linguagem de hardware enquanto mantém a personalidade que cada produto merece”, afirma Ledbetter. “O design agora também funciona perfeitamente em hardware e software, criando experiências digitais em conjunto com os dispositivos que as habilitam. É assim que são feitos os produtos que as pessoas admiram”.

Projetando de dentro para fora

Em setembro de 2017, as equipes de design e pesquisa saíram e visitaram nossos clientes, trazendo com eles alguns protótipos do que mais tarde se tornaria o Xbox Series X. Eles descobriram que os jogadores estavam mais entusiasmados com algo que novo e diferente para um console de próxima geração, mas que coubesse facilmente em suas casas – ou onde quer que fossem jogar. Isso levou a equipe a projetar consoles tão compactos quanto o possível, com discretos e com a flexibilidade de posicionamento em várias orientações e espaços.

O Xbox Series X e o Xbox Series S têm diferentes formas, tamanhos e cores, mas ambos podem ser usados ​​horizontal ou verticalmente sem um suporte adicional. Além disso, o Series S é pequeno o suficiente para ser facilmente colocado em vários ambientes da casa ou mesmo transportado o lar de um amigo – algo que os clientes também disseram ser muito importante.

“O processo de design no Xbox sempre esteve profundamente enraizado na colaboração entre as equipes de engenharia e design. Para fornecer os formatos mais eficientes e compactos, as equipes passaram meses fazendo protótipos e simulando diferentes arquiteturas”, disse Kujawski. “Foi com a combinação desse trabalho e a visão de como os clientes colocariam os dispositivos em suas casas que retornamos com essas duas formas exclusivas e icônicas”.

Para o design do Xbox Series S, a equipe aproveitou a oportunidade de projetar um console para jogadores “digital first”, repensando e remodendo a forma geral do dispositivo, com foco em torná-lo o Xbox mais compacto de todos os tempos. Embora o layout interno aproveite muitas das do que foi desenvolvido para o Xbox One S, remodelando a fonte de alimentação e removendo a unidade de disco, o Series S é 40% menor que o One S.

Escolhemos intencionalmente corresponder à profundidade da Série X – o conceito de identificação original foi apelidado de “Slice” porque era literalmente uma fatia do lado do X – para implicar um relacionamento familiar, bem como obter os mesmos benefícios de acessibilidade quando se trata de conectar os cabos. E balanceamos o peso dos componentes para garantir que fiquem estáveis ​​nas orientações horizontais ou verticais. O resultado é que a Série S caberá em uma prateleira muito mais rasa. Apenas 20,32 cm são necessários, incluindo os cabos de alimentação e HDMI.

Projetar com essa flexibilidade dá aos nossos clientes opções sobre como configurar seus jogos – a natureza compacta da Série S significa que ela se encaixará e viajará mais facilmente entre mais ambientes do que qualquer Xbox anterior. Ele cabe facilmente em uma mochila ou bolsa pequena e permite que você leve uma experiência de jogo com qualidade de console da próxima geração com você.

A equipe recebeu muitos comentários excelentes dos usuários com os quais compartilharam os protótipos do Xbox Series X, então era hora de mergulhar no trabalho de resolver os desafios técnicos que vieram com ele. O Xbox Series X apresenta o System on Chip (SoC) mais poderoso do Xbox, e o resfriamento criativo desse chip com um único ventilador axial foi o que criou a solução para o modelo. Ao dividir a placa-mãe ao meio e aaparafusar cada lado ao chassi de alumínio central, a equipe foi capaz de puxar uma grande quantidade de ar por todo o sistema, reduzindo o nível acústico o suficiente para manter o console funcionando de forma silenciosa e eficiente.

O tamanho do ventilador definiu as dimensões do dispositivo, e as equipes trabalharam a proporção do gabinete em torno dos outros componentes principais para atingir uma proporção quase exata de 2:1 de dois cubos empilhados, que se tornou a base para a identidade geométrica de ambos os consoles.

A equipe descobriu que o pequeno formato do console poderia se encaixar em uma ampla gama de espaços. Mais do que um console tradicional. A profundidade rasa do Xbox Series X facilita o acesso aos cabos na parte traseira> Além disso, a equipe adicionou indicadores táteis no IO traseiro para tornar a conexão ainda mais acessível e fácil. Embora inicialmente projetado para ficar em sua postura ereta – mais heróica -, com pouco menos de 15 centímetros de altura quando colocado horizontalmente, o Xbox Series X se adapta à maioria das prateleiras e móveis da sala de estar também. A equipe de design o levou para casa para testá-lo por conta própria.

“O Xbox Series X e o Xbox Series S são o resultado da ação de ouvir nossos fãs e projetar a eles consoles otimizados com jogos da próxima geração. Sabemos que temos uma gama ampla de clientes, e oferecer essa escolha é fundamental; não queríamos que eles tivessem que escolher se querem, ou não, uma experiência de próxima geração”, disse Kujawski. “Ambos os consoles têm os componentes para permitir que a Xbox Velocity Architecture forneça visuais de alta qualidade, tempos de carregamento super-rápidos e novos cenários em jogo inovadores. Os consoles foram realmente pensados ​​de dentro para fora para superar as expectativas de nossos fãs (atuais e futuros)”.

Geometria Inteligente: Uma nova abordagem para o design de console

Em sua base, a criação do produto começa com a definição da forma básica, impulsionada por requisitos funcionais para alimentar os jogos e experiências da próxima geração. A equipe projetou o gabinete de cada console para oferecer suporte à funcionalidade de uma forma pura e fiel aos componentes internos.


Os pontos de contato criam detalhes de natureza gráfica e formam um sistema que é altamente adaptável e se transforma de dispositivo para dispositivo, mantendo um léxico de design consistente. Para simplificar, os dois consoles podem parecer diferentes, mas ainda assim são semelhantes. As formas geométricas e os detalhes ousados ​​dos produtos se prestam naturalmente a serem expressos com elementos 2D e conferem aos dispositivos sua estética e personalidade. A equipe chamou essa abordagem de design de console de “Geometria Inteligente”.
O objetivo da equipe era destilar os elementos dos designs em algo simples e memorável que pudesse ser esboçado em algumas linhas ou formas – a abertura circular preta no Xbox Series S, a grade de círculos e inserir detalhes da unidade de disco moldado no Xbox Series X, ou a silhueta icônica do controlador. Esses elementos se combinam para criar uma linguagem compartilhada que evoluiu ao longo das últimas gerações de consoles para algo distintamente Xbox.

“Como designers, aspiramos criar produtos com impacto visual, mas percebemos que a maioria dos jogadores compra um Xbox para jogar, não apenas por sua estética”, disse Denhez. “Sabemos que devemos construir produtos que tenham longevidade e pertencerão às casas das pessoas por anos. Ao criar uma silhueta que se mistura com o ambiente, o dispositivo ganha seu lugar em salas de estar e além, sem parecer estranho e intrusivo”.

O design está nos detalhes

Embora a Geometria Inteligente seja uma nova metodologia de design, a equipe estava muito consciente do fato de que adotar uma linguagem de formulários baseada em formas primitivas corre o risco de parecer básico. Adicionar profundidade por meio de camadas e detalhes é o que dá vida ao objeto; ser muito atencioso nas escolhas em torno da cor e do material e executar o ajuste e o acabamento em um nível extremamente alto são maneiras de a equipe elevar esses dispositivos para parecerem premium.

Mantendo-se fiéis aos princípios da Geometria Inteligente, eles também destacaram recursos funcionais de uma forma ousada e memorável, usando a mesma família de formas para construir consistência entre os dois produtos distintos.

Uma coisa que a equipe costuma fazer em seu processo de criação é usar as opções de cores e materiais para acentuar a abordagem arquitetônica e geométrica. Em grande escala, o principal elemento de design do Xbox Series S é a saída de ar preta circular em um campo branco. Essa ousadia dá personalidade ao console, mas o contraste entre essas partes também diminui o impacto visual dos orifícios de ventilação reais no gabinete, resultando em uma aparência simplificada para um elemento potencialmente complexo.

O esquema de cores branco e preto também funciona para amarrar o console à geração anterior, mas seu tratamento de alto contraste parece fresco. A combinação de cores também funciona bem com qualquer um de nossos controladores de última geração, dando aos jogadores a escolha de como usar os acessórios. Você pode colocá-lo em uma prateleira e basicamente fazê-lo desaparecer ou celebrar o design e colocá-lo no meio da sua sala. O fator de forma pequeno e a abordagem de detalhes de ventilação de duas cores realmente funcionam neste esquema de branco e preto.

Quanto ao Xbox Series X, o tamanho exagerado de suas aberturas é orientado funcionalmente, mas a equipe de design abraçou a escala das aberturas para torná-las o elemento de assinatura do dispositivo. Foi lá que a equipe trabalhou conscientemente para desenvolver a segunda “leitura” do aparelho: quando a primeira impressão é simples ou primitiva, a segunda leitura torna-se ainda mais importante.

A segunda leitura convida o espectador a se aproximar e explorar: a camada de acento verde abaixo da ventilação da Série X é um ótimo exemplo disso. A equipe queria chamar a atenção do usuário para a ventilação como o elemento principal do design e queria infundir o verde do Xbox no núcleo do design, não apenas como decoração.

“Tivemos um momento ‘Ah ha!’ em que combinamos a cor da superfície interior com as aberturas de profundidade variável. A escultura dessa superfície cria uma ilusão de ótica onde a camada verde é revelada conforme você se aproxima do console”, disse Kelter. “Tentamos uma série de abordagens para integrar um elemento verde e sentimos que isso atingiu o equilíbrio certo de uma forma sutil, mas poderosa, de expressar a ‘alma’ da marca dentro do dispositivo físico. A cultura do jogador tem uma herança de adicionar delícias e ovos de Páscoa em jogos e hardware e queríamos ter o mesmo espírito de surpresa e revelação aqui”.

No extremo oposto do espectro, a equipe fez um esforço extra para refinar os acabamentos da superfície em todas as peças moldadas dos consoles. Foi escolhida uma textura especialmente gravada, em vez de corroída por faíscas, que dá à parte resultante um acabamento de baixo brilho que reflete a luz suavemente – algo normalmente obtido apenas com tinta.

O resultado de tudo isso? Dispositivos de alta tecnologia que não parecem complexos ou intimidantes. Os designs do Xbox Series X e Xbox Series S devem se misturar ao ambiente ao seu redor, e o tamanho e formato dos dispositivos devem se adaptar à configuração que você já possui.

“Queremos construir produtos que as pessoas manterão em suas casas por anos; ao criar uma silhueta geral silenciosa e um acabamento de superfície que parece e se sente mais amigável do que a maioria dos produtos eletrônicos de consumo, acreditamos que o dispositivo tem sua permissão para estar em salas de estar e outras partes de uma casa sem parecer estranho e importuno”, disse Ledbetter. “Como designers, queremos criar produtos com impacto visual, mas percebemos que os jogadores compram um Xbox para jogar, não apenas para olhar; não queremos que o console se distraia dessa experiência”.

Como sempre, fique de olho no Xbox Wire para obter mais detalhes sobre o Xbox Series X e o Xbox Series S nos próximos meses, enquanto continuamos em nossa jornada de lançamento.

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