Game

Xbox celebra a comunidade de jogadores com deficiência com novas atualizações de acessibilidade

Em Xbox, estamos orgulhosos do trabalho que fizemos para tornar os jogos mais acessíveis para os estimados mais de 400 milhões de jogadores com deficiência em todo o globo. Se a pandemia me ensinou alguma coisa nos últimos dois anos, ela reiterou o poder que os games têm para manter e criar conexões, a importância dos jogos e o que significa ser inclusivo.

Em nossa jornada de acessibilidade, sabemos que para atingir nossos objetivos de tornar os games um lugar em que todos podem se divertir, precisamos continuar a inovar e trazer novos recursos de acessibilidade para nossa plataforma e nossos jogos. É sobre encontrar nossos jogadores onde eles estão e capacitá-los a jogar da forma que é certa para eles, porque sabemos como a forma como as pessoas jogam pode mudar durante suas vidas ou mesmo ao longo do dia.

Acima de tudo, acreditamos que todos devem ser capazes de experimentar as alegrias, a conexão, a criatividade e a diversão dos games, e é nosso trabalho fazer com que isso aconteça. Conforme compartilhamos na Xbox Accessibility Showcase, celebraremos os games acessíveis e a comunidade de jogadores com deficiência durante todo o mês de outubro. Para começar, temos o prazer de compartilhar as novas atualizações de acessibilidade que chegarão ao Xbox.

Novas etiquetas de recursos de acessibilidade para a Microsoft Store no Xbox

Por anos, a pergunta número um que recebemos da comunidade de jogadores com deficiência é: “Como posso saber quais jogos posso jogar?” É uma pergunta importante porque pode ser difícil para os jogadores saberem antes de comprar um jogo se aquele título possui os recursos de acessibilidade de que precisam.

Para tornar isso mais fácil para os jogadores, temos o orgulho de anunciar que as etiquetas de recursos de acessibilidade dos jogos (anteriormente conhecidas como etiquetas de metadados de acessibilidade) estão chegando à Microsoft Store no Xbox. Elas mostrarão os recursos de acessibilidade disponíveis em cada jogo, de forma que você possa tomar decisões informadas antes de fazer a compra ou download.

As etiquetas de recursos de acessibilidade dos jogos estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (1º) para os membros da Xbox Accessibility Insiders League (XAIL), que ajudarão a fornecer feedback para que possamos refinar e aprimorar a experiência de todos os nossos jogadores. As etiquetas incluirão uma lista de 20 recursos de acessibilidade com base em extensas pesquisas de usuários e discussões com nossa comunidade de jogadores com deficiência, como menus de jogos narrados, opções de legenda, remapeamento de input, suporte completo para teclado e jogabilidade com uma única alavanca analógica. As publicadoras de games também poderão incluir links com informações adicionais de acessibilidade para seus títulos.

Para os desenvolvedores, cada recurso de acessibilidade inclui um conjunto específico de critérios para garantir que haja uma padrão consistente de qualidade. Por exemplo, sabemos que muitos jogadores acham frustrante quando um jogo possui legendas, mas o tamanho da fonte é tão pequeno que é difícil de ler. Não apenas exigimos que as legendas atendam a um tamanho de fonte específico para verificar nossa etiqueta de recurso “Opções de legenda”, mas também exigimos que as legendas possam ser redimensionadas em até 200 por cento.

Sabemos que além desses 20 recursos de acessibilidade, existem outros recursos que nossa comunidade gostaria de ver indicados nos jogos. No futuro, esperamos adicionar mais etiquetas, mas garantimos que não adicionaremos etiquetas demais para que não fique confuso. As etiquetas de recursos de acessibilidade dos jogos também estarão disponíveis nos próximos meses em Xbox.com, no aplicativo Xbox no PC e nos aplicativos do Xbox Game Pass.

Se você gostaria de fornecer feedback, inscreva-se no XAIL por meio do aplicativo Xbox Insiders Hub para visitar as novas páginas “Destaques de Acessibilidade” da loja e nos contar sobre sua experiência ao preencher duas pequenas missões XAIL. Esperamos receber o máximo de comentários possível, então considere entrar no XAIL se você ainda não for um membro. Aliados e membros da comunidade de jogadores com deficiência são bem-vindos!

343 Industries oferecem uma prévia dos recursos de acessibilidades chegando a Halo Infinite

Paige Johnson da 343 Industries juntou-se ao Xbox Accessibility Showcase para anunciar e detalhar os novos recursos de de acessibilidade e personalização de Halo Infinite, que será lançado em 8 de dezembro de 2021. O objetivo da 343 Industries é tornar a mais nova jornada no universo Halo mais acessível para o máximo de jogadores possível. Isso inclui aqueles que são novos na franquia Halo, assim como aqueles que tiveram dificuldade de jogar devido a barreiras que não haviam sido consideradas anteriormente. A inclusão é fundamental para a experiência de Halo Infinite e, em reconhecimento a isso, a equipe criou novos recursos para permitir que as pessoas personalizem sua experiência de jogo. Esses recursos incluem:

  • Para legendas:
    • Ajustar tamanho de fonte
    • Ajustar opacidade de fundo
    • Habilitar códigos de cor para diálogo por personagem
    • Escolher entre ter legenda para todos os diálogos ou apenas para diálogos relacionados à narrativa da Campanha  
  • Customizar tamanho de fonte do menu e de gameplay
  • Narração de menu com velocidade de narração ajustável para aqueles que comumente usam narradores de tela
  • Um novo modo chamado “Navegação Linear” que permite que você navegue pela IU sem precisar enxergar visualmente como os controles estão posicionados na tela para poder acessá-los
  • Opção para mudar as cores de aliados e inimigos para incluir mais opções do que vermelho e azul  
  • Mais configurações de IU, como opacidade de HUD (Heads-up Display) e opacidade de retículo para tornar mais fácil a identificação de informações do HUD
  • Opções de texto-para-fala e fala-para-texto para jogadores que querem participar do Chat de Voz e precisam usar uma voz sintética ou receber chat de voz por meio de uma voz sintética
  • Novas customizações para que jogadores possam controlar sua experiência de som com diferentes indicadores para uma variedade de sons no jogo
  • Customização para controle, mouse e teclado para alterar botões, ajustar sensibilidade e alternar entre toque e pressionar 
  • Um novo recursos de condução assistida de movimento, que permite que você use controles adicionais para ajudar a conduzir veículos ao invés da mecância clássica “olhar para conduzir”

A representatividade nos jogos importa e, para aprimorar a representatividade em Halo Infinite, a 343 Industries trabalhou com organizações como a Warfighter Engaged para oferecer novas opções de próteses para que os jogadores personalizem seus Spartans.

Acessibilidade é uma jornada, e a 343 Industries continuará a atualizar Halo Infinite de forma a capacitar o maior número de pessoas possível para batalhar ao lado do Master Chief.

Destaques atualizados de acessibilidade & Novos recursos de acessibilidade
Também temos o prazer de anunciar que renomeamos a seção “Facilidade de acesso” no menu do console para “Acessibilidade”, para tornar ainda mais fácil personalizar sua experiência e descobrir os recursos de acessibilidade disponíveis em seu console. Além disso, uma nova página de destaque de acessibilidade na Microsoft Store no Xbox destacará os jogos que possuem várias etiquetas de recursos de acessibilidade, que foram reconhecidos pela comunidade de jogadores com deficiências e/ou que demonstram recursos de acessibilidade inovadores. Esta página permitirá que você analise títulos por categoria de recurso, como sonoros ou visuais. E, nos próximos meses, você poderá pesquisar na Microsoft Store do Xbox em busca de um ou mais desses recursos, de forma a encontrar o jogo perfeito.

Também anunciamos novos recursos de acessibilidade que chegarão ao Xbox em breve:

⦁ Configuração Rápida: Estamos tornando ainda mais fácil para que você acesse rapidamente e personalize suas configurações de acessibilidade adicionando o menu Configuração Rápida ao Guia Xbox. Isso permite que o jogador rapidamente faça mudanças nos recursos de acessibilidade sem ter que sair do jogo ou aplicativo. Também é um grande benefício para as famílias ou se você compartilha um console com outras pessoas que têm necessidades de acessibilidade diferentes: use a configuração rápida para ativar ou desativar rapidamente os recursos, dependendo de quem está usando o console no momento. Todos na família podem facilmente alterar as configurações para uma experiência melhor e personalizada.  

⦁ Filtros de cor: Novos e aprimorados filtros de cor serão lançados no final deste mês nos Xbox Series X|S para permitir que aqueles com daltonismo ou deficiência visual explorem jogos recentes e títulos no catálogo de Xbox que anteriormente eram inacessíveis para pessoas com estas decifiências. Esse recurso também ajudará títulos futuros a serem mais acessíveis para pessoas daltônicas.

Por exemplo, ao modificar a aparência dos tons de vermelho ou verde, é mais fácil que jogadores com daltonismo vermelho-verde possam distingui-los. Durante o gameplay, isso pode ser especialmente importante para distinguir rapidamente entre elementos de jogo que poderiam parecer semelhantes ou se misturar com o fundo. Embora alguns jogos implementem filtros semelhantes individualmente, este novo recurso será aplicado globalmente nos Xbox Series X|S, incluindo todos os jogos, filmes, aplicativos, menus, etc. Ele também oferece suporte a várias formas de daltonismo e os filtros podem ser ajustados para sua preferência sem afetar desempenho, capturas de tela ou clipes de jogo.

⦁ Modo Noturno: Outra atualização de sistema que chegará aos consoles Xbox é um conjunto de configurações de ajuste das fontes de luz, de forma a ajudá-lo a ter uma noite de sono melhor e oferecer suporte aos jogadores com sensibilidade à luz. O novo recurso Modo Noturno é uma forma de reduzir e personalizar a luz da tela em que seu Xbox está conectado, como a TV, por exemplo. Você pode diminuir a luz do botão liga/desliga de seu controle, assim como a luz de liga/desliga no console – se você é um fã de cinema, agora pode desfrutar de uma escuridão total enquanto assiste aos seus filmes favoritos! Além de escurecer, o Modo Noturno nos Xbox Series X|S também adiciona um filtro de luz azul personalizável para sua tela.

Toda essas opções de personalização funcionam no sistema, nos aplicativos e jogos de Xbox e não afetam o desempenho, capturas de tela ou clipes de jogo. As configurações podem ser definidas com horários, para que alternem automaticamente ao nascer e pôr do sol, ou em um horário personalizado para atender às suas preferências. Você também pode definir que o tema do console alterne dinamicamente entre Escuro e Claro e siga os horários do Modo Noturno.

⦁ Globalização de configurações de chat fala-para-texto / texto-para-fala: Recentemente, jogadores de todo o mundo puderam definir suas preferências para a transcrição de jogos. Nas próximas semanas, eles também poderão definir suas preferências para bate-papo fala-para-texto e texto-para-fala nas configurações disponíveis em “Acessibilidade -> Transcrição de jogo e chat”.

Curso gratuito para desenvolvedores sobre fundamentos de acessibilidade em games será lançado este mês

Estamos felizes em oferecer um curso novo e gratuito no MSLearn para qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre acessibilidade em games e que queira desenvolver e “provar” seu conhecimento sobre acessibilidade em jogos. Este curso básico é voltado para aqueles da indústria que estão interessados ​​em aprender mais sobre acessibilidade em games pela primeira vez ou que querem solidificar o básico que já conhecem. O curso inclui módulos que introduzem os principais conceitos de jogos e deficiência, dicas sobre como colaborar com a comunidade de jogadores com deficiência para informar design acessível, tecnologias assistivas comuns e práticas recomendadas para jogos, plataformas e hardware. Esta série visa ampliar a compreensão do que é “acessibilidade em games”. Além disso, pretende-se estabelecer o conhecimento básico para reduzir a divisão e aumentar o número de pessoas com deficiência que entram para o mercado, fornecendo maneiras de ‘validar’ seu conhecimento de acessibilidade. O curso Fundamentos de Acessibilidade para Jogos será lançado no final de outubro, no site MS Learn. Confira aka.ms/GameAccessiblityFundamentals para conferir mais detalhes!

Novos recursos disponíveis para Controles Xbox

Por fim, atualizamos o conjunto de recursos do Controle Sem Fio Xbox, do Controle Sem Fio Xbox Elite Series 2 e do Controle Adaptativo Xbox para incluir recursos de última geração, incluindo melhor conectividade entre dispositivos e latência reduzida. Esses recursos estavam disponíveis anteriormente apenas em controles dos Xbox Series X|S. Continuaremos a atualizar nossos controles para garantir que o jogador possa jogar da maneira que seja certa para ele.

Dê continuidade às celebrações da comunidade de jogadores com deficiência

Sabemos que para fazer do jogo um lugar onde todos sejam bem-vindos para se divertir e jogar do seu jeito, precisamos oferecer customização, opções de escolha e sempre colocar nossos jogadores no centro de tudo o que fazemos. A comunidade de jogadores com deficiência é uma parte importante da nossa comunidade global de games e prometemos continuar a fazer parceria com vocês para tornar suas experiências de jogo melhores, construindo ainda mais recursos de acessibilidade e tornando mais fácil para outros incluírem a acessibilidade em seus jogos. Jogos acessíveis e inclusivos são essenciais para tudo o que fazemos, porque acreditamos realmente que, quando todos jogam, todos nós ganhamos.

Para mais informações sobre como iremos celebrar a comunidade de jogadores com deficiência durante o mês de outubro, acesse esta página.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *