NewsPega Essa Novidade

VI FESTIVAL ‘TUDO SOBRE MULHERES’ ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO ‘TEORIA GERAL DE SÉRIES’

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]

Para se inscrever, será cobrada uma taxa simbólica de R$50; universitários pagam meia entrada

Estão abertas as inscrições para o curso “Teoria Geral de Séries” do VI Festival TUDO SOBRE MULHERES, que acontece de 5 a 9 de setembro na Chapada de Guimarães (MT), ministrado pela roteirista Julia Priolli (FOX Brasil).

A proposta é apresentar os fundamentos da dramaturgia clássica, expondo como ela evolui até as séries de televisão da contemporaneidade. Julia Priolli foi roteirista da série de comédia “Lili, a Ex”, atualmente no ar no canal GNT, além de escrever diversos roteiros de séries que estão em etapa de desenvolvimento ou produção para outros canais Globosat, Fox e Turner.

– Estou muito feliz de participar desse festival tão importante para o audiovisual brasileiro. Ele foi concebido muito antes dessa primavera feminista. É muito importante como a curadoria sempre teve essa cabeça à frente do seu tempo. Agora mais do que nunca, ele é muito urgente. Estou preparando este curso sobre a televisão e vou explicar todos os gêneros das séries como também desde os primórdios da TV americana, as primeiras sitcons, até tudo o que a gente tem hoje. Isso vai treinar um pouco o olhar dos alunos para o que a gente assiste e tudo o que tem nas séries que faz elas durarem por tantas temporadas. Vamos falar também das séries feministas porque as mulheres ganharam um protagonismo feminino nos últimos anos – opina a Julia.

Com curadoria de Aline Wendpap, Danielle Bertolini e Fernanda Solon, o festival tem como objetivo estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina, não importando o sexo dos realizadores.  “Após um período sem festival, a transformação foi muita – agora os filmes chegam pelas nuvens e não mais em DVD pelos correios, tudo está definitivamente digital, evoluiu. Por outro lado, a questão de gênero também se modificou neste período, e percebo que agora temos muito mais o que reivindicar e lutar – por equidade, por salários compatíveis, contra a violência, o feminicídio, pelo direito de viver nossos corpos e sexualidade como julgarmos que seja o melhor para nós”, afirma Danielle. Não à toa, o nome “Tudo Sobre Mulheres” foi inspirado pelo filme Tudo Sobre Minha Mãe, de Pedro Almodóvar, cineasta que sabe como poucos retratar o universo das mulheres em sua filmografia.

“Tudo Sobre Mulheres” ainda contribui com a urgente necessidade de descentralização da produção cultural, ao sair do eixo Rio-São Paulo e levar o Tudo Sobre Mulheres para o interior do Brasil, Chapada dos Guimarães – patrimônio ambiental da humanidade. Além da exibição de obras audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival também oferece apresentações de companhias de teatro, shows, lançamento de livros, feira de artesanato, dança e exposição de artistas locais.

Para se inscrever, basta entrar no site: https://www.sympla.com.br/teoria-geral-de-series-de-julia-priolli__330222

Principais tópicos do curso:

1. Premissa: Diferença entre premissa de longa e premissa de série.
2. Conflito Central
3. Universo, Motor e personagem
4. Gêneros das séries:
4.1: DRAMA
– Drama de 1 hora:
High Concept ( Homeland, Um contra Todos, #mechamadebruna. Walking Dead)
Low Concept (Atlanta, Weeds, Californication)
4.2: COMÉDIA
– sitcom clássica : Seinfeld, Prata da Casa,
– sitcom de uma câmera: Sex and the City, 30 rock
– Documentary: The Office, Veep, Parks and Rec, Modern Family
– Desenhos adultos : Os Simpsons, South Park, Bojack Horseman, Bob’s Burger, Family Guy
– Desenhos infantis: Bob Esponja, Gumball e Gravity Falls
4.3: Procedurais : dramas jurídicos, médicos e policiais.
-He-man e ThunderCats (O plot surge sempre do antagonista)
5. Estrutura:
-Desmontando os episódios em tramas A, B e C ( A quem pertence cada história?)
-Beats principais (Diferença entre cena e beat)
6. Metodologia: Análise de trechos de episódios e bíblias comerciais.
[/av_textblock]

[av_social_share title=’Share this entry’ style=” buttons=” share_facebook=” share_twitter=” share_pinterest=” share_gplus=” share_reddit=” share_linkedin=” share_tumblr=” share_vk=” share_mail=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”][/av_social_share]

[av_comments_list av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *