Sugestão PlayStation: Baldur’s Gate 3 adapta o gameplay expansivo de RPG para o controle DualSense

Emily GeraProduct Manager, Larian Studios
Baldur’s Gate 3 é um RPG vasto – um jogo com um total combinado de 600 magias e ações para experimentar, incentivando você a navegar pelo ambiente de jeitos novos e a interagir constantemente com o mundo ao seu redor.
Mas como exatamente traduzir um RPG abrangente e complexo para o controle sem que ele passe a sensação de estar comendo um cachorro-quente molhado?
Ainda bem que temos as respostas! Baldur’s Gate 3 foi feito para o PS5 desde o primeiro momento. Hoje vamos dar uma olhada no fruto do nosso trabalho, o cachorro-quente em questão: seu controle sem fio DualSense e tudo que fizemos para adaptar as complexidades do jogo a apenas alguns botões e gatilhos.
Uma nova geração de RPGs
Apesar de termos experiência com suporte a controles na série Divinity: Original Sin, Baldur’s Gate 3 é um jogo muito maior e muito mais difícil de adaptar em comparação.
Então pegamos a interface e a polimos, transformando nossa IU em menus radiais que são mais intuitivos para o uso com um controle. Você pode acessar suas ferramentas mais essenciais com o puxar de um botão de gatilho, fazendo surgir uma grande roda que permite acessar mapa, diário, livro de magias, ficha de personagem, registro de combate, alquimia, descansos rápidos, descansos longos e seu acampamento, além da tela para aumentar de nível e a árvore de habilidades de Poderes Ilitide.

Suas ações, magias, truques e itens – cujo total pode chegar às centenas dependendo de quanta armadura, poções de vida e rodas de queijo você acumulou em sua jornada – se tornam memória muscular, acessíveis por uma série de menus radiais personalizáveis. Organize suas magias como quiser, mude quais itens e ações estão na ponta de seus dedos, adicione novos radiais à lista ou coloque coisas e remova aquelas que você não precisa.
Nós também fizemos alguns recursos mais imediatamente acessíveis a você, como o Histórico de Diálogo – que pode ser acessado no meio da conversa para um lembrete rápido do que acabou de acontecer – e a Visão Tática de cima – que você pode acessar ao afastar a câmera até o máximo com o controle direito. Pular e Examinar também estão mapeados em seu controle – pensando já no uso constante – e ambos podem ser achados logo nos seus botões de direção.

Chegando à tecnologia de controle DualSense
Com nosso lançamento para o PlayStation 5 chegando, nós nos aprofundamos ainda mais em como usamos os controles no jogo, aproveitando a tecnologia do DualSense para fazer sua experiência ficar mais imersiva no combate e enquanto você passa por menus.
Em batalhas contra magos, a barra de luz vai ficar da cor da sua magia, combinando a cor do tipo de dano ou colorida de acordo com a magia que você vai lançar. Durante momentos de pressão, o brilho vai aumentar, acompanhado por resposta táteis ressonantes.

Quando você sofrer algum efeito de status como Paralisia, Sangramento ou Feitiço, seu controle DualSense vai brilhar da mesma cor.
Também usamos os gatilhos adaptáveis do controle e adicionamos pontos de atuação e resposta para os gatilhos da esquerda e da direita, transmitindo uma sensação de peso ao ato de trocar de menus. Puxar o gatilho de leve deixa dar uma olhada nos menus radiais por um momentinho, um recurso útil no calor do combate, enquanto puxar até ultrapassar o ponto de resistência vai travar o menu no lugar.
Liberdade para explorar como você quiser
Como qualquer boa campanha de D&D, em Baldur’s Gate 3 quem joga é que decide como explorar os Reinos Esquecidos. BG3 também é flexível no quesito esquema de controles, permitindo que quem jogue escolha o estilo que mais se adapta ao estilo e preferência.

Jogar com um controle apresenta um jeito muito imersivo de explorar Faerûn – sem limites, enquanto você controla os movimentos do seu personagem diretamente e no momento, como em um jogo de terceira pessoa.
Quanto às ações que podem se beneficiar da especificidade de apontar e clicar, temos o Modo de Cursor. Ele põe um cursor na sua tela, deixando que você controle seu personagem no estilo tradicional de apontar e clicar.
Baldur’s Gate 3 chega para PlayStation 5 amanhã. Você pode fazer o pré-load do jogo hoje, antes do lançamento.