“Polaris, o Espetáculo no Globo Gigante” estreia amanhã no Teatro Sérgio Cardoso
O Teatro Ilusionista é uma expressão artística que revoluciona a arte mágica em uma estética que contém efeitos visuais, dramaturgia e movimento. Criado por Maicon Clenk – cujos espetáculos já foram assistidos por mais de 20 milhões de espectadores, o conceito integra histórias, ilusionismo, teatro, dança, acrobacia e música.
Polaris, o espetáculo no globo gigante, espetáculo do ilusionista, diretor e coreógrafo Maicon Clenk, criador do Teatro Ilusionista, faz curta temporada no Teatro Sérgio Cardoso de 6 a 16 de julho, de quinta a domingo, com sessão dupla aos sábados. Repleto de efeitos visuais e especiais únicos, o espetáculo reúne bailarinos e acrobatas em figurinos elaborados e uma cenografia sofisticada. O elenco é composto por artistas brasileiros e internacionais com experiência em alguns dos maiores shows de circo do mundo, como o Cirque du Soleil.
Misturando dança, acrobacias e histórias, Polaris apresenta uma narrativa sensível contada com muita fantasia e que usa como recurso principal o Teatro Ilusionista. No enredo, uma criança com dificuldades para lidar com a brutalidade humana encontra Polaris, um reino de gelo dentro de um globo de cristal onde vivem criaturas fantásticas que desafiam a suposta lógica dos seres humanos.
A temporada do espetáculo em São Paulo (Teatro Sérgio Cardoso) é apresentada por Ministério da Cultura e Volkswagen Financial Services através da Lei de Incentivo à Cultura. Os ingressos estão disponíveis e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e pela Sympla. Após a estreia nacional em São Paulo, o espetáculo segue turnê pelo Brasil.
Abordando sonhos, ilusão e realidade, Polaris trata dos diferentes pontos de vista sobre a vida, multiplicando ideias de empatia, respeito e sensibilidade. O objetivo do seu criador é proporcionar uma experiência artística de qualidade e originalidade que reforça laços humanos, valoriza a arte, atrai e encanta a população com a oportunidade de que ela entre em contato com momentos de magia, o que é muito raro atualmente. Sem texto, Polaris se configura como uma experiência cênica voltada para todas as idades, gêneros e nacionalidades.
Sobre o Teatro Ilusionista de Maicon Clenk
“O Teatro Ilusionista não é sobre iludir, é sobre o despertar para as ilusões”
O Teatro Ilusionista de Maicon Clenk é uma expressão artística autoral que traz para os palcos o mistério do universo em espetáculos visuais e físicos, que integram histórias, ilusionismo, teatro, dança, acrobacia, música e criam experiências que reconectam pessoas à magia.
No Teatro Ilusionista, a diversidade se integra a arte mágica em espetáculos onde o “mágico”, como é popularmente conhecido, dá lugar a histórias originais com outras inúmeras e distintas personagens, que podem ser interpretadas por atores, bailarinos e acrobatas. De forma inclusiva, tudo e todos podem fazer a magia acontecer. O Teatro Ilusionista se expressa através de uma dramaturgia física e visual que não utiliza palavras, ou seja, é universal.
Os diálogos dão lugar à comunicação corporal. Diferente de um show de mágicas, as técnicas de ilusionismo estão a serviço de uma história e integradas a outras formas de expressão artísticas. Os temas abordam o grande mistério que é o universo e trazem pontos de vista que instigam, para além da normalidade, o pensar e o sentir sob o que é a realidade e o que está por trás dela.
“O Teatro Ilusionista é uma linguagem artística que inova a forma como o ilusionismo é apresentado, traz os mistérios do universo para a cena e cria experiências mágicas para um público universal. A arte transborda a vida, e o Teatro Ilusionista é um lugar seguro para viver o mais belo da magia. O Teatro ilusionista não é sobre iludir, é sobre despertar para as ilusões. É uma pausa a corrida pela sobrevivência”, diz Maicon.
Sobre Maicon Clenk
Maicon Clenk é ilusionista, diretor e coreógrafo com uma consolidada carreira na criação de espetáculos originais. Ele é autor da linguagem artística Teatro Ilusionista e seus espetáculos já foram assistidos por mais de 20 milhões de pessoas ao vivo.
Clenk reúne o melhor do ilusionismo com uma estética particular que contém efeitos especiais, dramaturgia e movimento. Seus espetáculos se expressam através da linguagem corporal e visual, se comunicando com um público universal. Suas obras retratam universos fantásticos e desafiam as leis da física e a chamada realidade.
Com formação artística multidisciplinar e experiência na realização de grandes produções, já tendo dirigido e coreografado mais de 5.000 artistas de várias nacionalidades entre bailarinos, atores e acrobatas, Clenk integra diversos gêneros artísticos como o teatro físico, a dança, a acrobacia e o ilusionismo.
Acompanhe a companhia na internet:
Serviço
Polaris, o espetáculo no globo gigante
Local: Teatro Sérgio Cardoso – R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Datas: De 6 a 16 de julho | Quintas e sextas às 20h30, aos sábados às 17h e 20h30 e domingos às 17h.
Ingressos: R$25,00 (meia-entrada) e R$50,00 (inteira) | Sympla e Bilheteria do Teatro Sérgio Cardoso: de terça a sábado, das 14h às 19h
Duração: 70 minutos
Classificação etária: Livre (Indicado para maiores de 7 anos)
Apresentado por Ministério da Cultura e Volkswagen Financial Services através da Lei de Incentivo à Cultura.
Realização: Clenk, Ministério da Cultura e Governo Federal
www.instagram.com.br/vwfsbrasil
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde, para a gravação de especiais difundidos pela plataforma CulturaEmCasa.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Em junho do ano passado, mais uma vez o Teatro inovou e lançou o Teatro Sérgio Cardoso Digital (TSC Digital). Com um investimento em alta tecnologia e adaptação para as necessidades virtuais, o TSC Digital, na vanguarda dos teatros públicos brasileiros, vai ao encontro, de forma inédita, da democratização do acesso à cultura com objetivo de garantir uma experiência online o mais próxima possível da presencial.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP e da plataforma de streaming e vídeo por demanda CulturaEmCasa, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 18 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas