PEQUENA MAMÃE CHEGA AOS CINEMAS NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 03 DE MARÇO
O filme francês PEQUENA MAMÃE (Petite Maman) chega aos cinemas na próxima quinta-feira, 3 de março. Com direção e roteiro de Céline Sciamma (“Retrato de uma Jovem em Chamas”), o longa conta em uma hora e dez minutos uma história tocante com uma proposta diferente de viagem no tempo.
De acordo com Céline Sciamma, a ideia de PEQUENA MAMÃE surgiu enquanto ela escrevia “Retrato de uma Jovem em Chamas”, consagrado com inúmeros prêmios, incluindo o de Melhor Roteiro em Cannes 2019. Sciamma explica: “A simplicidade e obviedade dessa história me assombravam. No final do confinamento francês, quando reabri o arquivo para considerar retomar a escrita e redescobri a primeira cena do roteiro – a despedida dos residentes em um asilo – senti que o filme permanecia relevante e talvez mais urgente do que nunca porque era sobre crianças”.
Sciamma complementa: “As crianças passaram por uma impressionante enxurrada de crises e dificuldades coletivas nos últimos anos. Embora os políticos nunca tenham se dirigido a elas oficialmente, as crianças ouviram com cuidado o barulho do mundo. Sinto que é vital incluí-las, oferecer-lhes histórias, olhar e colaborar com elas”.
Em PEQUENA MAMÃE, Nelly (Joséphine Sanz), de 8 anos, acaba de perder sua amada avó e está ajudando seus pais a limpar a casa que sua mãe, Marion, cresceu. Ela explora o local e o bosque onde a mãe costumava brincar e construiu uma casa na árvore sobre a qual ela ouviu muitas histórias. Um dia, Marion some de repente e, caminhando pelo bosque, Nelly conhece uma garota da sua idade construindo uma casa na árvore. Surpreendentemente, o nome da criança é Marion.
Indicado a 30 prêmios, incluindo Melhor Filme de Língua Não Inglesa no BAFTA e Melhor Filme Internacional no Spirit Awards, PEQUENA MAMÃE é estrelado por Joséphine Sanz, Gabrielle Sanz, Nina Meurisse e Stéphane Varupenne.
Os vencedores do Spirit Awards 2022 serão anunciados em 06 de março e os do BAFTA 2022, conhecido como o “Oscar britânico”, serão revelados na semana seguinte, dia 13.