Dica LivrosHQs

Pega Essa HQ- Calvin e Haroldo

Você quer mágica?

Leia Calvin e Haroldo e descubra que a vida vale a pena

Há personagens fictícios que entram em nossas vidas de forma tão orgânica que acabam fazendo parte dessa caminhada numa alquimia tão perfeita que têm-se a impressão de que eles estavam lá desde sempre.

São aqueles personagens que esperam ser descobertos na pilha de revistas jogadas na sala de estar de um consultório de dentista, ou perdido no meio de um jornal depois de lermos desesperançosos as notícias do dia.

Nesse momento em que menos se espera eles aparecem e POW!

Eles grudam em nós. E respiram, falam e agem através de nossa alma.

E o que temos aqui?

Um garoto com imaginação capaz de transformar um simples copo d’água em uma invasão de répteis gigantes e seu tigre de pelúcia, tão sereno quanto sarcástico e muitas vezes a voz da razão dentro desse universo tão peculiar.

E não pense você que esse universo é fantástico. Ele é tão comum como o meu ou o seu: o relacionamento com os pais, o valentão da escola, a menina com pretensões românticas que o garoto prefere atazanar.  Corriqueiro até demais, não seria pelo menino e seu tigre.

Senhoras e senhores, eis aqui os anfitriões de um mundo mágico: Calvin e Haroldo

Antes de mais nada é preciso salientar: não estamos diante de uma tirinha infantil que tem como protagonista um garotinho aprendendo a crescer em um cenário bucólico e encantador. Nada disso. 

O moleque é um mala.

Acompanhado de seu tigre de pelúcia que ganha vida através de sua imaginação, Calvin protagoniza tiradas espetaculares borbulhando de sarcasmo. Os pais, coitados, vivem se perguntando onde foi que algo deu errado (e jogando a responsabilidade um para o outro). A Babá, então, inimiga declarada da peste e seu inseparável companheiro, protagoniza momentos da mais sofisticada maldade por parte da dupla. O humor é ácido, rasteiro e inteligente como poucos. Há filosofia aqui. Filosofia essa que é explorada durante uma descida de trenó pelos barrancos nos arredores da casa do pentelho. Simples assim. Fantástico como poucos. É quando você menos espera. E te hipnotiza. Calvin e Haroldo é sobre a vida.

E temos também as várias faces de Calvin aparecendo em participações especiais: Astronauta Spiff, bolando um plano mirabolante para não entregar a lição de casa; o Homem-Estupendo procurando uma maneira de não ir à aula e pérolas como o Transmogrificador que, bem, só lendo pra entender.

E o culpado por toda essa algazarra é Bill Watterson. Poucos conseguem trabalhar a magia das letras e rabiscos de forma magistral o suficiente. 

Ermitão resoluto, não se têm notícia do artista desde o encerramento de sua obra-prima, em 31 de dezembro de 1995. Desde sua primeira publicação em 1985, tem arrebatado fãs, seguidores admiradores e o que o valha desde então. O que se sabe é que se dedicou à pintura, além de escrever um prefácio aqui ou outro ali sobre artistas que o inspiraram, caso de Charles Schulz, criador do Peanuts, o nosso Snoopy.

Em 2007 a editora Conrad publicou a série de coletâneas das tiras que saíram originalmente nos jornais americanos e conta com 14 volumes que incluem todas as tirinhas, além de trabalhos em preto e branco e coloridos na aquarela. 

E mais!

 Um livro especial com comentários do próprio Bill sobre o processo de seu trabalho.

Entre os volumes temos os títulos “Tem alguma coisa babando embaixo da cama” , “O ataque dos perturbados monstros de neve mutantes e assassinos”, “Felino selvagem psicopata e homicida” e “Criaturas bizarras de outro planeta”

Pelos nomes (bem sugestivos, né?) dá pra se ter uma idéia do quanto o negócio é, digamos, exótico.

Então, caso esteja preso em casa nessa quarentena, pegue um desses livros e deixe-se levar pelo garoto (Calvin) e o tigre (Haroldo).

Vale a pena.

E muito! Curtiu nossa crítica? Então conheça mais sobre as meninas da Booksis aqui!

Confira aqui aonde comprar! Lembre-se você nosso seguidor tem 20% de desconto com o CUPOM: PEGA ESSA

Nota…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *