Pega Essa HQ – Blacksad
Eu acho que vi um gatinho
Seu nome é Blacksad e ele toca o terror
Imagine aquele thriller policial onde o protagonista é um cara durão que se envolve com mulheres perigosas, bandidos sangue nos olhos e cultos satânicos em plena New Orleans numa típica história policial ao melhor estilo cine noir da Hollywood dos anos 40.
Agora imagine tudo isso sendo protagonizado por cães, gatos, cabras ou hipopótamos.
Pois bem, chegamos ao mundo de Blacksad.
Mas Não se Engane: apesar dos personagens da HQ serem animais, esta não é uma história infantil. Aqui a bala come em meio a conchavos envolvendo detetives corruptos e viciados em heroína
Com uma mistura de Disney com Humprey Bogart a série em quadrinhos lançada pela Sesi-SP editora acompanha a nada glamurosa vida do gato detetive que dá nome a essa coleção de Juan Diaz Canales e Juanjo Guarnido.
Nesse volume, “O inferno, o silêncio” pegamos carona com o gato preto nessa investigação pela cidade situada as margens do lendário Rio Mississipi, na Louisiana.
Em meio a bares e boates enevoados pela fétida fumaça de charutos baratos e whisky vagabundo, acompanhamos Sad na busca por Sebastian “Little Hand” Fletcher, pianista viciado em heroína apadrinhado por Fausto LaChapelle, produtor musical influente na cidade do jazz.
E é aí que a maionese começa a desandar pois não é todo mundo que tem interesse em compartilhar dessa informação com o felino detetive. E ele precisa ser calado.
Por que?
Bem, aí só lendo essa belezura.
São 64 páginas em papel couché num formatão grande, aí é só deitar ao som de Billie Holiday e se deixar levar pela arte de Juanjo Guarnido
E acredite, você vai ficar de quatro.
Todo o quadrinho feito em aquarela é de encher os olhos. Guarnido despeja em cada página todo o seu talento de forma avassaladora a ponto de você se perguntar o porquê de não ter conhecido essa pequena obra-prima antes. O cara detona, seja nos seus personagens carregados de personalidade expressa nos movimentos, seja nos cenários deslumbrantes ou nas paletas de cores vivas. Um show quadro a quadro.
Aproveite e dê um rolê pela new orleans de Guarnido, recheada de bares e lojas de discos, ruas apinhadas de gente (ou melhor, bichos) e desfiles tradicionais da cidade. A maneira como o artista nos transporta pra dentro da cidade traz um clima de boemia até pra quem prefere ficar em casa de boas só admirando o gibi.
E a coleção não para por aí: são 5 títulos lançados pela Sesi-SP e são altamente recomendados por esta coluna. Corra atrás e descubra quantas vidas esse gato tem.
Ah, sim, os pinguins usam terno. Óbvio