Pega Essa Dica – Zona de Interesse (The zone of interest)
“Zona de Interesse” é um filme dirigido por Jonathan Glazer e é baseado no romance homônimo de Martin Amis e se passa em um campo de concentração nazista. Ele explora temas como a moralidade, a culpa e a natureza humana. A atuação de Sandra Hüller (Anatomia de uma queda) é elogiada por sua intensidade e complexidade, contribuindo para a atmosfera sombria e inquietante do filme. “Zona de Interesse” recebeu críticas mistas, com alguns elogiando sua abordagem ousada e outros criticando sua representação dos horrores do Holocausto. O filme é conhecido por sua narrativa provocativa e sua capacidade de gerar discussões sobre questões éticas e históricas.
É um filme que retrata a vida do comandante de Auschwitz, Rudolf Hoss, e de sua família durante o Holocausto. O filme foi premiado no Festival de Cannes, ganhando o Grand Prix do Júri, e também recebeu cinco indicações ao Oscar. A obra aborda a banalidade do mal e as escolhas individuais em meio aos horrores do Holocausto e permite uma visão da vida doméstica do povo alemão ao lado de um campo de extermínio, explorando as contradições e a moral corrompida da época. A obra tem sido elogiada pela crítica e reconhecida por seu impacto na representação do Holocausto no cinema.
Não há violência explícita, apenas o silêncio desconcertante.
O filme te instiga a prestar atenção ao que não se vê. Mesmo em meio a cenas de normalidade, ouve-se o eco dos tiros, gritos e a visão da fumaça dos crematórios.
A trilha sonora são os gritos e tiros e nada mais, filme forte, desconfortável , saí da sessão desorientada por um momento e reflexiva.
Se tornou um dos meus preferidos ao Oscar e uma menção a Sandra Huller que está em dois filmes indicados ao Oscar, não a conhecia e passei a respeitar seu trabalho mais ainda, é uma atriz alemã, venceu o European Film Award na categoria de melhor atriz por Toni Erdmann, recebeu duas indicações ao Oscar. Ela foi indicada para Melhor Atriz em “Anatomia de Uma Queda” e “Zona de Interesse” na 96ª edição dos Prêmios da Academia.
Guerra/Crime ‧ 1h 46m