Pega Essa Dica – Todo dia é dia de Feira
Todo dia é dia de Feira é um longa documental dirigido por Silvia Fraiha, ela traz depoimentos e registra a realidade de quatro feirantes, trazendo um zoom pra desigualdade social e como os supermercados estão ameaçando as feiras tradicionais.
A feira é uma experiência muito sensorial onde observamos barracas muito coloridas com frutas, vegetais, flores e diversos outros produtos além do cheiro do pastel que é irresistível, os feirantes em sua maioria estão sempre muito animados para fazer suas vendas usam todo o seu carisma para conseguir novos clientes, às vezes com a pressa que vivemos nem paramos para pensar na vida dessas pessoas, não precisa ir muito longe para fazer essa reflexão.
O documentário foca nas feiras do Rio de Janeiro, a cidade natal da diretora, ela trouxe pessoas que em sua maioria não são vistas, mas aqui ganham voz, Silvia nos leva para um passeio pelos corredores das feiras, conversando com feirantes antigos e até mesmo a nova geração, eles trouxeram pontos que muitas vezes não pensamos como o abandono das autoridades.
Os feirantes fazem reclamações muito válidas que o poder público tem como ajudar e apenas ficam dando desculpa e tirando o deles da reta, têm entrevistas que chegam a ser ridículas de representantes da prefeitura.
Entramos na casa desses feirantes, e temos contato com a vida deles, suas famílias e como a feira foi essencial para trazer o sustento de tanta gente, pessoas simples contam sua trajetória em nenhum momento no lugar de vítima todos falam com muito orgulho.

A feira livre é um costume de muitos anos, onde os produtos são muito diferentes de um supermercado e o contato humano é muito maior, este documentário faz um lindo registro da importância das feiras e o porque devemos frequentar para manter esse costume vivo, pessoas vivem disso e os supermercados muitas vezes jogam suja com o feirante, tomara que esse registro seja assistido por autoridades competentes para dar mais dignidade para os feirantes.
É um documentário curto com um objetivo mais social, conscientizar a importância das feiras, talvez não seja a sua primeira escolha para assistir pelo tema, ele não tem nada de mais nas cenas, mas os seus depoimentos trazem um recorte importante.

