Crítica CinemafilmePega Essa DicaPega Essa NovidadeTv Pega Essa

Pega Essa Dica – Sobreviventes

Longa nacional de despedida de José Barahona chega aos cinemas. O filme Sobreviventes conta a história de um grupo de pessoas que sobrevive a um naufrágio de um navio negreiro em meados do século XIX, isolados em uma ilha deserta. Homens e mulheres, negros e brancos, lutam pela sobrevivência. Sem leis, estruturas sociais ou autoridade, senhores e escravos lutam para sobreviver, deixando de lado as relações de poder e hierarquia.

A produção é uma parceria entre a portuguesa David & Golias e a brasileira Refinaria Filmes, trazendo o último longa dirigido por José Barahona, que faleceu em Lisboa em novembro de 2024, aos 55 anos. O filme é uma despedida aos amigos, familiares e à produção que se dedicou a terminar o filme.

O roteiro de José Eduardo Agualusa e Barahona mistura realidade e ficção, propondo reflexão sobre poder e convivência, e mostrando que brancos e negros podem viver em harmonia sem hierarquia. É muito triste ver como o branco era cruel, mesmo lutando e precisando da ajuda de um negro.

O filme é todo em preto e branco, trás uma fotografia bacana. Algumas cenas com takes longos podem incomodar, já que não significam nada e já sabemos o que aconteceu e demonstra repetidamente que todos estão em uma ilha. A produção deixa um pouco a desejar por parecer muito amadora e não justificar algumas coisas que aparecem em cena, do tipo: como eles têm tecidos, madeiras cortadas e redes de pesca se estão em uma ilha deserta. Isso me incomodou e não fez muito sentido, assim como o final, que poderia ser diferente e não o óbvio.

O longa tem uma passagem de tempo que não é justificada. O roteiro mostra dia e noite, mas não é suficiente. Mesmo com uma das personagens grávidas e que não está em sua fase de gestação final, do dia para a noite a criança nasce e parece que tudo aconteceu em uma semana. Faltou um pouco de atenção, até mesmo em deixar os personagens mais acabados.

O elenco principal de Sobreviventes conta com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo e Zia Soares. A trilha sonora original é de Philippe Seabra e traz a participação especial de Milton Nascimento, com sua voz dando emoção à narrativa.

Os personagens não têm muito desenvolvimento; sabemos que estão ali e é isso. Sem muito diálogo, eles apenas são apresentados. Aconteceu algo no navio, segundo eles mesmos, mas nada é explicado sobre como aconteceu o naufrágio.

Com distribuição da Pandora Filmes, o filme tem sua estreia marcada para 24 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *