Pega Essa Dica- Saudosa Maloca
Poucas são as pessoas que não se rendem a um bom samba. Menores ainda, são as pessoas que não se rendem as canções de Adoniram Barbosa. Em razão disso, a produtora Pink Flamingo Filmes e a distribuidora Elo Studios, trazem aos cinemas, a partir de 21 de março de 2024, o filme nacional: Saudosa Maloca (2023).
O filme celebra várias obras do artista João Rubinato, conhecido popularmente como Adoniram Barbosa. “Saudosa Maloca”, “Trem das Onze”, “Tiro ao Álvaro”, “Samba do Ernesto”, “Iracema” e algumas outras de suas composições, servem de base para o roteiro, que sabe se virar muito bem com tanto material, costurando-o através de personagens, citações ou situações.
O longa, dirigido por Pedro Serrano, mostra Adoniram Barbosa (Paulo Miklos) já com bastante idade, fazendo amizade com o garçom de um bar (Sidney Santiago), bar este que frequentava há muitos anos, desde que administrado por Iracema (Leilah Moreno), paixão de seus amigos e companheiros de maloca, Mato Grosso (Gero Camilo) e Joca (Gustavo Machado). São narradas histórias de uma São Paulo que deixou de existir em nome do “progresso”, representado no filme pela imagem de Pereira (Paulo Tiefenthaler).
A trilha sonora é um prato cheio para quem gosta de samba das antigas. O tempo de duração é na medida certa, o que proporciona fluidez ao filme, deixando-o mais dinâmico.
O filme é leve e divertido, com contornos dramáticos perto de sua conclusão. Mas afinal, se até mesmo na vida real nem tudo é alegria, então porque numa ficção inspirada em “causos” reais deveria ser?
Aqueles que possuem familiaridade com as letras das canções de Adoniram Barbosa, já saberão o destino de alguns personagens. Quem não conhece as letras, se surpreenderá. De qualquer forma, todos irão se divertir. Isso é certo!