Crítica CinemafilmePega Essa DicaPega Essa Novidade

Pega Essa Dica – Saudade Fez Morada Aqui Dentro

Saudade Fez Morada Aqui Dentro é um longa dirigido e roteirizado por Haroldo Borges, conhecemos a história de Bruno um adolescente de 15 anos que precisa superar uma doença degenerativa que o deixa sem sua visão. Além das questões da doença ele é um adolescente então acaba passando por muitas questões dessa fase e por conta do seu problema tudo fica mais difícil.

Desde do ínicio o filme nos apresenta Bruno como um personagem que têm uma vida bem humilde, com uma família que ama ele, e tenta fazer de tudo para que ele não sofra depois do diagnóstico que recebeu, claro que acompanhamos o sofrimento de uma família toda, principalmente pela revolta de Bruno com sua condição, ele é um adolescente que vai perder a visão, o medo dele de uma mudança que ele não pode evitar é compreensível e ao mesmo tempo desesperadora, nós como espectadores queremos ajudar assim como sua família mas só ele pode se ajudar e nós acompanhamos esse processo no filme.

Outro detalhe que é abordado é sobre a violência, o preconceito e o machismo que ele têm, que são gerados pela cultura que ele está inserido, o que foi ensinado para ele, esses detalhes que infelizmente ainda são reais na vida de muitas pessoas.

A ideia do filme é muito simples e ainda sim necessária, precisamos aprender com as diferenças, esse conceito pode ser interpretado de várias maneiras porque o personagem cresce em muitos sentidos na sua jornada.

É uma história de superação, mas que não romantiza a situação, o menino têm uma rede de apoio incrível mas também observamos os obstáculos que por exemplo a escola coloca, é lindo como eles trazem também a importância do professor na vida, porque o Bruno passa por um processo de viver de outra forma e a figura do professor é fundamental para isso.

Um longa baiano que traz uma grande diversidade e riqueza do cinema brasileiro, com atuações muito sensíveis tanto do elenco jovem quanto do elenco adulto, o contexto dos adolescentes daquela região é muito bem feito, a trilha sonora é perfeita para esse filme, entender o modo de viver e os gostos desses jovens é super importante até para entender o Bruno melhor.

Um filme simples, bonito, direto que merece toda a nossa atenção, mais uma prova de como o cinema nacional é incrível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *