Crítica Cinemafilme

Pega Essa Dica – Madame Durocher

Madame Durocher é uma cinebiografia, sobre uma mulher muito à frente de seu tempo, ela foi a primeira mulher a receber o título de parteira no Brasil e foi reconhecida como membro da  Academia Imperial de Medicina no século XIX.

Seu nome era Marie Josephine Mathilde Durocher, sua história começa em 1816, ela e sua mãe modista chegam ao Brasil, quando Marie têm 7 anos, desde de sempre viu sua mãe lutando pelo que acreditava, ela levou esse ensinamento por toda sua vida, após a morte de sua mãe e seu marido Marie decide aprender a ser parteira, entra no curso de Medicina do Rio de Janeiro e torna-se a primeira mulher a se diplomar nessa área.

Ela desafia todos os costumes da época sendo uma inspiração para mulheres do futuro, incentivando a luta pelo seus sonhos e pelo que acreditam, mesmo nessa sociedade predominantemente masculina.

Esse é um daqueles filmes super inspirador feito para dar luz a uma mulher que foi invisibilizada pela história, felizmente temos essa obra para contar a história de uma mulher tão importante para medicina e para o Brasil.

O longa prende a atenção do começo ao fim ele foca muito na trajetória profissional da personagem além de pinceladas da sua vida pessoal, é um filme cheio de detalhes que nos faz entender como uma mulher como ela foi importante naquele contexto, onde apenas os homens podiam estudar medicina.

Dentro da sala de aula temos poucas cenas, mas todas incômodas, além de serem homens desrespeitosos com Marie e mulheres no geral eles tentam diminuir ela com os argumentos mais absurdos e sem fundamento, mesmo no curso de medicina Marie não pode ser médica ela têm autorização para realizar partos e isso é usado constantemente contra ela.

É um filme com críticas muito certeiras de uma antiga sociedade, e podemos refletir que mesmo depois de tanto tempo algumas falas do filme ainda são reproduzidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *