Pega Essa Dica – Lilith
O filme “Lilith”, dirigido por Bruno Safadi, conta a história mitológica da primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva. A personagem Lilith é criada por Deus para ser a esposa mas ela se rebela contra a dominação de Adão e vai para o deserto. O filme também aborda questões de gênero e patriarcado. Isabél Zuaa interpreta Lilith, Renato Góes interpreta Adão, e Nash Laila interpreta outros personagens. O filme é inspirado pela história mitológica da personagem Lilith, que é encontrada em várias culturas e mitologias.

Na mitologia babilônica, Lilith era um demônio com corpo de mulher que vivia no inferno e era associada à figura de um demônio noturno do sexo feminino, simbolizando o vento e variando entre fases ruins e boas. Na mitologia hebraica, Lilith era vista como um demônio e era associada às tormentas e ventos. Na mitologia mesopotâmica, Lilith era conhecida pelo nome de Lilitu e era associada a espíritos ruins e entidades demoníacas.

O filme também apresenta Lilith reaparecendo como um duplo de Eva, comendo o fruto proibido, se vingando de Adão, de Deus e tornando-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante. O filme é ambientado no período judaico e começa com um Adão deprimido e solitário. Não me agradei do filme, apesar da ótima temática.

