BooksisDica Livros

Pega Essa Dica “CARTAS PARA MARTIN”

“CARTAS PARA MARTIN”: uma história sobre racismo, identidade e justiça

“Se nada no mundo mudar, que tipo de pessoa você prefere ser?”

Oi, pessoal do Pega Essa Novidade! Nós do Booksis voltamos para dar mais uma dica esse mês! 

Hoje vamos falar sobre “Cartas Para Martin”, de Nic Stone. Aqui no Brasil, foi lançado esse ano pela editora Intrínseca. Essa foi apenas uma das várias obras que lemos de autores negres durante o mês de novembro. Em especial, foi parte da leitura coletiva #AmplificarNegritudes, como uma forma de consumir mais arte de pessoas negres!

A edição de “Cartas Para Martin” tem 256 páginas e seu preço varia entre R$27,93 e R$39,90 nas livrarias. Dê uma olhada na livraria Selecta e ganhe um brinde ao comprar esse livro!

Sinopse…

“Justyce McAllister é um garoto de dezessete anos com um futuro brilhante pela frente. É um dos melhores alunos de uma prestigiada escola de Atlanta, tem uma mãe amorosa e um melhor amigo incrível. No entanto, um episódio de violência policial traz à tona que a distância entre ele e seu futuro é quase um abismo. Porque Justyce McAllister é negro, e isso significa que, muitas vezes, é julgado pela cor de sua pele.

Ao ser agredido e detido injustamente, o olhar de Justyce desperta para um novo mundo, um lugar solitário em uma sociedade que insiste em vê-lo como ameaça ou como promessa de fracasso. Ele se dá conta, então, de que não pode mais fingir que não tem nada errado e decide iniciar um projeto: escrever cartas para Martin Luther King Jr., um dos mais importantes ativistas políticos pelos direitos dos negros, símbolo da luta contra a segregação racial nos Estados Unidos, morto em 1968.

Ao tentar aplicar os ensinamentos de Luther King em sua vida, Justyce começa a trilhar um caminho para entender não só como deve reagir diante das injustiças, mas que tipo de pessoa ele quer ser. Em meio a questões familiares, desentendimentos com os amigos e complicações da vida amorosa, nas cartas ele expõe suas dúvidas, sua angústia, sua revolta e a percepção clara de que a sociedade não é tão igualitária quanto deveria.

No livro de estreia de Nic Stone, vemos Justyce passar pelos desafios da adolescência, amadurecer e encarar o racismo que tanto afeta sua existência. Comovente e extremamente necessário, Cartas para Martin é um relato sobre ser um jovem negro e sobre o direito inalienável de existir. Um livro impossível de ignorar.”

Que livro! A combinação de uma história poderosa com uma escrita fluida transforma esse livro em uma leitura fundamental para todos. A autora consegue abordar tópicos como racismo, violência policial, formação de identidade e muitos outros de uma forma dinâmica que não te deixa largar o livro de jeito nenhum.

“Como eu lido com o fato de que preciso deles se quiser ser alguém, mas sem sentir que estou virando as costas para o meu povo?”

A história já começa com o protagonista, Justyce, sendo agredido por um policial branco–que não acredita na verdade do garoto. A maneira como a voz de Jus é silenciada e diminuída imediatamente pelo policial o fazem começar a pensar mais em como sua cor afeta a maneira que é tratado pelo mundo.

“Às vezes, quando as pessoas sabem que se livraram de algo que não deveria ter passado em branco, aprendem mais do que se estivessem sido punidas”

Jus começa a escrever cartas para Martin, tentando descobrir não só seu propósito no mundo, mas como Martin Luther King aguentava as situações como as quais o próprio Jus está passando. As cartas são emocionantes e fortes, levantando questionamentos sérios que fazem o leitor refletir sobre a sociedade atual.


“Mas, antes de dizer que algo ‘não é justo’, você deveria considerar seu lugar de partida em comparação com o de outras pessoas”

Os colegas de classe de Jus possuem opiniões diversas–algumas racistas, outras antirracistas–e o garoto passa a refletir se ele deveria impor mais seu ponto de vista em alguns assuntos discutidos com os colegas.

Apesar de possuir temas fortes, o livro também conta com momentos cômicos e dinâmicas interessantes entre os personagens.

“Eu não gostava do que via, então quis continuar não enxergando, mas, se não fosse por você, nunca ia acreditar que estava certo ao ficar incomodado quando o pessoal dizia certas coisas”

“Cartas Para Martin” é uma leitura fundamental para entender o racismo estrutural na sociedade. Com uma ótima escrita, personagens cativantes e história forte, damos ao livro 4.5 estrelas! A única coisa é que poderia ter mais algumas páginas para aprofundar algumas cenas mais ainda! Recomendamos muito! Juh e Biju

Nota…

Muito obrigada Pega Essa Novidade por nos dar esse espaço para falar de livros. Se você ainda não segue eles, ou a gente lá no Booksis no Instagram em @booksis__, dá uma olhadinha nas nossas redes sociais! Fiquem de olho no Instagram do Pega Essa Novidade, vamos aparecer de vez em quando com notícias fresquinhas. Temos muitos livros incríveis em mente para indicar para todos vocês, e esperamos que tenham gostado desse primeiro! Estamos muito animadas para compartilhar nosso amor por livros com vocês!

Querem saber mais sobre livros? Então acesse aqui para ver mais!

Até a próxima e uma ótima leitura para todos vocês 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *