Pega Essa Dica – Ainda Somos os Mesmos
Ainda Somos os Mesmos, é um longa baseado em fatos reais, que conta a história de sobreviventes da ditadura chilena. O General Augusto Pinochet assume o comando do país em 1973, e instaura o regime militar, então militantes políticos e imigrantes são presos e torturados no Estádio Nacional de Santiago.
Em paralelo temos Fernando vivido por Edson Celulari, que mandou seu filho para o Chile para protegê-lo, até que tudo isso acontece e ele faz de tudo para resgatar Gabriel, durante a história conhecemos outras pessoas que lutam pela democracia uma delas é a Clara interpretada por Carol Castro,que conseguiu sobreviver mas a perda de seu marido afetou muito sua saúde mental, todos esses sobreviventes encontraram proteção na Embaixada da Argentina.
Os relatos dessa história vieram de sobreviventes, um deles foi o ex-guerrilheiro da Vanguarda Popular Revolucionária, João Carlos Bona Garcia, que viveu dentro da Embaixada Argentina nesse período e foi super importante para o desenvolvimento do filme.
Esse filme é daquele tipo que é importante existir e ser consumido para vermos a história na tela e nunca esquecermos o que aconteceu para jamais se repetir, é um filme muito forte que deixa claro como as influências são importantes, de como a pessoa que tem dinheiro consegue ter uma certa abertura.
O filme mostra como os militares tratavam a vida daquelas pessoas como nada, como se sentiam poderosos e superiores com as suas armas, enquanto os civis não tinham como se defender, aí a situação ficava fácil.
O longa é muito forte, ele é triste, revoltante e super importante de ser assistido, nosso cinema brasileiro entregou mais uma reflexão que merece muito ser vista e valorizada. É uma obra que todos deveriam ver.