Pega Essa Dica- A Favorita do Rei
A Favorita do Rei, filme dirigido por Maïwenn, é um drama histórico inspirado na Jeanne Bécu, uma moça de origem humilde mas que foi bem educada chegando até a corte e se tornando amante do rei Luís XV. Jeanne Vaubernier é interpretada por Maïwenn que faz um excelente trabalho na direção e na interpretação.
Jeanne Vaubernier é uma mulher ambiciosa e deseja ascender socialmente, ela usa todo seu charme para sobreviver e escapar da miséria, ela e seu amante conde Du Barry enriquecem juntos, mas ainda não era o suficiente, então ele decide apresentar Jeanne para o rei, ele consegue fazer a ponte com a ajuda do duque de Richelieu.
Quando Jeanne e o rei se conhecem têm uma conexão intensa e imediata, encantado por Jeanne, o rei relembra o prazer pela vida e não consegue mais se imaginar sem ela, promovendo-a a sua favorita oficial na corte de Versailles. O relacionamento não é bem aceito pela corte, Jeanne é constantemente testada e precisa aguentar muita coisa para ficar do lado do rei.
Esse é aquele tipo de filme que conta o outro lado da história, me lembrei muito do filme Maria Antonieta dirigido por Sofia Coppola que também apresenta essa personagem mas de uma forma completamente diferente, no longa A Favorita do Rei, ela é uma mulher livre que gosta de se divertir mas não impõem a sua presença, ela de certo modo respeita a corte, em alguns momentos fica até como uma figura inocente e injustiçada principalmente pelas filhas do rei.
O romance é muito bem desenvolvido, é fácil gostar do casal, Johnny Deep está trazendo um Luís XV contido, que fala muito mais com o olhar do que com palavras, conhecemos uma perspectiva mais íntima do rei e de sua história.
É um filme que tem base em alguns acontecimentos reais, e tentam trazer uma Jeanne Bécu mais humanizada e não apenas uma mulher promíscua e apenas interessada no dinheiro, entendemos como a vida foi cruel com ela naquela época, pois nessa perspectiva ela me parece uma mulher muito a frente de seu tempo.