PEGA ESSA CRÍTICA – Um Lugar Bem Longe Daqui
Esse filme mexeu comigo, ate demorei um tempo a mais para escrever, não sei bem o motivo.
Nesse filme dirigido por Olivia Newman (do livro Delia Owens o Fenômeno editorial, com mais de 2 milhões de cópias vendidas) traz três fatores que formam um best seller de sucesso um crime misterioso, um romance, protagonista com uma historia triste de superação. Kya Clark (Daisy Edgar-Jones) é uma jovem que teve uma vida dura e com muitos desafios e privações, apanhava do pai bêbado junto de seus irmãos e a mãe, enquanto viu todos da família e os irmãos irem embora um por um.
Ficou para trás, na casa no meio do pântano, sem ter como se sustentar, em uma cidade, onde todas a viam como um bicho, um animal selvagem, que não sei encaixava, a garota, que vivia com roupas sujas e pés no chão, foi apelidada de “Menina do brejo”.
“Um brejo não é um pântano. Um brejo é um lugar de luz, onde a grama brota na água..”
Dirigido por Olivia Newman (Minha Primeira Luta) o filme mostra os dois lados da vida de Kya. No primeiro momento um crime que chega de maneira terrível em sua vida, quando é acusada de assassinar um homem no qual havia se relacionado ( boy lixo ). Começa, assim, uma batalha judicial que dá o tom do filme, com a tensão o outro, um romance mal resolvido e, ainda, com flashbacks sobre o seu passado triste.
Kya cresce solitária e abandonada, tendo principalmente a natureza do pântano como companheiro e amigo e desenvolvendo uma íntima relação com ela.
Ela chega se relacionar com Tate seu amigo e vizinho que se torna não apenas seu primeiro amor, mas seu grande divisor de águas ensinando-a a ler e escrever sendo o seu incentivador a tornar-se uma escritora com todos os desenhos feitos desde criança.
O longa tem um grande acerto, a atuação e direção consegue alternar entre o passado e o presente, que nos mostra a infância e adolescência sofridas de Kya; e o “presente” (na verdade, algo em torno dos anos 70), onde o advogado busca os fatos para tentar provar sua inocência.
Em uma mistura de drama com romance e mistério, o filme vai segurando facilmente o espectador nas suas 2h de duração, que a gente simplesmente não quer que acabe até que possamos descobrir o destino de todos os personagens.A história é uma ótima produção cinematográfica, emotiva e madura.
Um Lugar Bem Longe Daqui tem três atos muito bem definidos e executados. O longa entrega uma adaptação bastante sólida e que deve agradar tanto para o público que já leu o livro ou quem não conhece a obra.
É um filme inspirador, das duas que assisti pude ver muitas pessoas caindo as lagrimas ( fui uma delas rs )
Elenco: Daisy Edgar-Jones, Taylor John Smith, Harris Dickinson, Michael Hyatt, David Strathairn, Garret Dillahunt, Jayson Warner Smith, Ahna O’Reilly