PEGA ESSA CRÍTICA: FALE COMIGO (2023)
Independente e completamente promissor com total identidade da A24 que acabou comprando a produção, Fale Comigo é um terror que chama atenção e agradou os críticos. Com distribuição da Diamond Films, o longa chega aos cinemas na próxima quinta (17) e na cabine tive certeza que ele vai fazer sucesso!!
Um grupo de jovens descobre como invocar espíritos usando uma mão embalsamada, e ficam obcecados pela adrenalina. Procurando uma distração no aniversário da morte da sua mãe, Mia se reúne com os amigos para mais uma sessão, até que um deles vai longe demais e liberta terríveis forças sobrenaturais que os perseguem.
Os Diretores Michael & Danny Philippou criam uma atmosfera envolvente desde os minutos iniciais, a condução é bem feita e intensa. O enredo dá poucas respostas e se beneficia para tornar a trama mais instigante, ainda assim o seu desfecho deixa questões em aberto que deveriam ser concluída, falta algo.
A protagonista de Sophie Wilde cumpre bem a função de guiar a trama, há uma entrega ótima graças à sua performance extremamente destacada seja nas cenas de drama ou terror. Há destaques para Joe Bird que contribui para o melhor e mais angustiante momento do filme.
O elenco formado também por Alexandra Jensen, Otis Dhanji, Miranda Otto, Zoe Terakes, Chris Alosio, Ari McCarthy, e Marcus Johnson é bastante competente ao entregar em seus papéis atuações bem convincentes. Apesar de nenhum dos personagens obter muito destaque, são necessários para contribuir ao enredo.
O terror está presente desde a ótima atmosfera que paira sobre a produção, o artefato sobrenatural te convence ao ponto de mantê-lo na ponta da poltrona até assustar com alguns jumpscares. Os efeitos visuais são incríveis, todo o trabalho de maquiagem ressalta uma boa violência e realismo que surpreendem.
A montagem contribui para tornar toda experiência ágil e focada, realmente é bem guiado e a edição fortalece esse ponto positivo da direção. Na estética realista as escolhas dão forças ao tom sombrio, e na parte sonora há acertos na mixagem e trilha que arrepiam ao entrarem em cena de tão sinistras.
Sendo assim, Fale Comigo é incrível e sai do comodismo do sobrenatural com criatividade! Guiado por uma ideia tão inusitada, mas assustadoramente real, o longa surpreende com boas escolhas e entrega um terror moderno que assusta, impacta, e também diverte. Assistam e tirem suas próprias conclusões.