Crítica CinemaNewsPega Essa Novidade

PEGA ESSA CRÍTICA DO FILME -It: Capítulo Dois, Pennywise está de volta

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=” admin_preview_bg=”]

O mal ressurge em Derry quando o diretor Andy Muschietti reúne o Clube dos Perdedores em um retorno para onde tudo começou. Estamos falando de It: Capítulo Dois, a conclusão da história de terror de maior bilheteria de todos os tempos.

Em It: A Coisa (2017) as sete crianças enfrentam seus maiores medos na figura de Pennywise, um palhaço assustador que é a personificação do mal. Agora, já adultos, depois de 27 anos, eles são recrutados por Mike, o único da turma que não foi embora de Derry. Ele telefona para cada um deles para que todos se encontrem na cidade da infância, pois Pennywise está de volta.

 It: Capítulo Dois

Quem gostou do primeiro filme e está ansioso pela sua sequência, pode ir se preparando. It: Capítulo Dois tem quase três horas de duração, mas traz a conclusão da história do Clube dos Perdedores. E se você pensa que agora só verá Bill, Bev, Ben, Ritchie, Mike, Eddie e Stan em versão adulta, está muito enganado.

Mais próximo à narrativa do livro, a segunda parte da história vai e volta no tempo, nos trazendo cada um dos amigos em sua versão criança e versão adulta. E o casting não poderia ser melhor! Os atores escalados são extremamente parecidos com as crianças do primeiro filme, o que torna a sessão muito agradável.

Algumas cenas não utilizadas no primeiro filme trazem de volta as crianças, mas também podemos perceber que novas cenas foram gravadas. Como? É um tanto perceptível que foram necessários retoques de efeitos digitais para rejuvenescer alguns deles, tendo em vista que eles amadureceram muito nesse pouco tempo que passou entre um filme e outro, principalmente Finn Wolfhard.

 A adaptação de um calhamaço

Quem leu o livro de Stephen King publicado em 1986 irá sentir falta de muitos acontecimentos que davam ainda mais terror à trama. Para o novo filme, foi escolhido diminuir ou simplesmente não falar sobre alguns problemas (mais?) que os personagens enfrentam durante sua missão em Derry. Esta opção não prejudica o filme, entretanto fica aquela sensação de que falta algo para quem é mais exigente nas adaptações cinematográficas.

Livro e filme trazem muitas lições sobre amizade, superação dos medos e sobre ser quem você realmente é. Além disso, a trama também aborda questões como a violência doméstica, o abuso de menores, a homofobia, o bullying e toda a maldade dos verdadeiros monstros de Derry, os seres humanos.

Destaque para a aparição de Paul Bunyan, a estátua gigantesca de um lenhador que figura na cidade e que faz parte dos traumas de Ritchie. Diferentemente do livro, o filme não desenvolve muito o presente dos personagens (afinal, seria melhor fazer logo três filmes com tanta informação), mas podemos perceber que todos são bem sucedidos em suas carreiras atuais, fora de Derry. Claro que suas vidas são um tanto vazias, mas eles realmente se deram bem financeiramente falando.

O elenco

O filme tem em seu elenco o incrível James McAvoy (Fragmentado) como Bill, a indicada ao Oscar Jessica Chastain (Interestelar) como Beverly, Bill Hader (Descompensada) no papel de Richie, Isaiah Mustafa (Quero Matar Meu Chefe) como Mike, Jay Ryan (Mary Kills People) interpretando Ben, James Ransone (A Entidade) como Eddie, e Andy Bean (Divergente: Convergente) como Stanley. Todas as crianças estão de volta, reprisando seus papéis como os membros originais do Clube dos Perdedores e Bill Skarsgård também está de volta no papel pesadíssimo de Pennywise.

Também podemos ver outros rostos conhecidos como Henry Bowers (criança e adulto), o farmacêutico bizarro e a sensacional participação do próprio Stephen King, em uma cena cheia de humor que agradou muito à plateia.

Perguntaram às crianças quem eles queriam que os interpretassem nos seus papéis adultos e as respostas foram: Bill Hader para Ritchie Tozier, Jessica Chastain para Bev Marsh, Chadwick Boseman para Mike Hanlon, Jake Gyllenhaal para Eddie Kaspbrak, Joseph Gordon-Levitt para Stan Uris, Chris Pratt para Ben Hanscom e Christian Bale para Bill Denbrough. No fim das contas somente Bill Hader e Jessica Chastain foram escalados, mas acredito que as escolhas das crianças também seriam muito boas!

Considerações finais

It: Capítulo Dois é um filme necessário, afinal, com um livro daquele tamanho, não dava para colocar toda a história em um único longa. Entretanto, por suas quase três horas, pode se tornar um pouco cansativo para parte do público. A história é muito boa, bem pesada, já que traz os medos de pessoas adultas dessa vez. Traumas mais reais ainda. Como uma fala logo no começo diz: “Somos o que queríamos esquecer”. Além disso, mais do que um filme de terror, esta é uma bela história de amizade. Recomendo muito para quem gosta de histórias com crianças! Mas o que eu recomendo mesmo é que você leia o livro primeiro, assista à minissérie de 1990 e depois os dois filmes novos. Aí sim seu coração ficará preenchido de amor e terror. 😉

[/av_textblock]

[av_textblock size=” font_color=” color=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=” av-medium-font-size=” av-small-font-size=” av-mini-font-size=”]
Click here to add your own text
[/av_textblock]

[av_social_share title=’Share this entry’ style=” buttons=” share_facebook=” share_twitter=” share_pinterest=” share_gplus=” share_reddit=” share_linkedin=” share_tumblr=” share_vk=” share_mail=” av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”][/av_social_share]

[av_comments_list av-desktop-hide=” av-medium-hide=” av-small-hide=” av-mini-hide=”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *