Dica Livros

Mais de 10 livros da SESI-SP Editora são selecionados pela ONU

Títulos proporcionam diálogo com os pequenos leitores sobre temas importantes e marcam presença em cinco categorias dos objetivos do milênio

São Paulo, junho de 2021 – Doze livros da SESI-SP Editora estão entre as obras selecionadas para integrar o Clube de Leitura dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU) – Agenda 2030.

O anúncio foi realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) que, recentemente, revelou a lista com os 175 títulos escolhidos, de um total de 1.100 inscritos para este projeto, por meio de leitores-votantes da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Portanto, as obras selecionadas da SESI-SP Editora representam aproximadamente 10% da lista que atende aos objetivos do milênio.

Os livros que integram o clube de leitura serão utilizados como referência para educadores, bibliotecários, pais e responsáveis por crianças e adolescentes em todas as comunidades dos países da lusofonia.

Os 17 ODS são: (1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4) Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.

OBRAS EM DESTAQUE NAS ABORDAGENS DE EDUCAÇÃO, CULTURA E MEIO AMBIENTE

A SESI-SP Editora participa do projeto da ONU em cinco categorias da ODS, com livros sobre educação, diferentes culturas e atenção e cuidado ao meio ambiente e clima, proporcionando o diálogo com as crianças e adolescentes com relação a temas atuais e importantes mundialmente, e com o intuito de incentivar a leitura e ampliar o conhecimento dos jovens leitores.

Na categoria 4, de educação de qualidade, os títulos aprovados foram: 99 brincadeiras cantadasUma escola em jogo e O nascimento de Zeus.

A coleção Um dia na aldeia, formada pelos títulos A história de Akykysia, o dono da caça; A história do Monstro Khátpy; Das crianças Ikpeng para o mundo; Depois do ovo, a guerra; No tempo do verãoPalermo e Neneco, foi selecionada para a categoria 11, referente às cidades e comunidades sustentáveis. 

Na categoria 13, sobre ação contra a mudança global do clima, o título escolhido foi A árvore. Já para a categoria 15, referente à vida terrestre, a obra aprovada foi Dinossauros podem ser adestrados?

Por fim, na categoria 17, relacionada às parcerias e meios de implementação, está o livro A reforma da natureza, que integra a Coleção Monteiro Lobato publicada pela SESI-SP Editora em 2020. A obra torna-se ainda mais relevante uma vez que é o único livro escolhido dentre as mais de mil obras inscritas para compor esse objetivo (17).  

A seleção da ONU consolida o trabalho realizado pela SESI-SP Editora, cuja missão é fomentar as áreas de educação e cultura, bem como incentivar e ampliar o acesso à literatura. 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

O Clube de Leitura ODS começou quando a CBL se uniu à FNLIJ – seção brasileira da International Board on Books for Young People (IBBY) – à Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e à Leiturinha para realizar o processo seletivo das obras lançadas no Brasil para integrar o projeto. Ainda no mês de junho, as obras serão publicadas também no site da ONU. Para mais informações, acesse o site oficial: https://www.cblservicos.org.br/clube-de-leitura-ods/obras-selecionadas/

SERVIÇO:

FICHAS TÉCNICAS

Título: 99 brincadeiras cantadas

Autor: Cia. Malas Portam

Ilustrador: Guilherme Lira

Categoria ODS: 4 – Educação de qualidade

Sinopse: Neste livro, os leitores vão (re)aprender as brincadeiras cantadas de roda, de mão e com corda que ocupam o imaginário do povo brasileiro há muito tempo. Por acaso você já brincou de adoleta ou Corre, cutia? E de Babalu? Bem, não se preocupe! Em 99 brincadeiras cantadas, é possível aprender estas brincadeiras, decorar suas letras e descobrir, ainda, a melodia de cada uma das 99 canções, disponíveis através de links e QR codes.

Título: Uma escola em jogo 

Autores: José Santos e Rogério Correa

Ilustradores: Giovanni Pedroni e Quanta Estúdio

Categoria ODS: 4 – Educação de qualidade

Sinopse: O país pode ser do futebol, mas seus habitantes praticam todos os esportes do mundo – individuais ou coletivos, com ou sem bola, em terra, no ar e no mar. Nesta publicação, com um texto elegante e preciso, entramos em campo ou em quadra, na pista ou na piscina e em qualquer terreno onde se meça a força, a resistência ou a habilidade – e aprendemos o que precisamos saber sobre as diversas modalidades. Uma escola em jogo é um guia para aqueles que amam o esporte e querem fazer parte da sua beleza.

Título: O nascimento de Zeus

Autora: Adriane Duarte

Ilustrador: Felipe Cohen

Categoria ODS: 4 – Educação de qualidade

Sinopse: Neste livro, você irá descobrir episódios pouco conhecidos sobre a infância de deuses e heróis gregos.

Título: A história de Akykysia, o dono da caça 

Autora: Rita Carelli

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Quem caçar de maneira exagerada terá de acertar as contas com Akykysia, o monstro canibal que mora na floresta e tudo vê. Isso quem conta são os pajés do povo Wajãpi, lembrando uma história que aconteceu há muito tempo com seus antepassados, quando encararam de perto a fúria do dono da caça. A história diz ainda que um menino esperto descobriu o esconderijo do monstro e, assim, os Wajãpi puderam caçá-lo. Apesar disso, os mais velhos acreditam que o Akykysia continua até hoje à espreita na mata. 

Título: A história do Monstro Khátpy 

Autora: Ana Carvalho

Ilustradora: Mariana Zanetti

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Os índios kisêdjê conhecem bem os perigos da mata. O monstro Khátpy é um deles. Índio e monstro, porém, têm algo em comum: ambos são hábeis caçadores e exemplares chefes de família. Enquanto o primeiro caça macacos, o segundo caça índios. Enquanto Khátpy usa da força bruta, o índio vence pela esperteza. É o que contam os anciãos da aldeia, ao relembrar a história de como um caçador astuto conseguiu escapar das garras do monstro e voltar são e salvo para casa.

Título: Das crianças Ikpeng para o mundo

Autora: Rita Carelli

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Nada melhor do que conhecer uma aldeia Ikpeng tendo por guias as próprias crianças indígenas. Neste livro, Yampï, Yuwipó, Kamatxi e Eruwó nos convidam a visitar a casa do cacique, tomar banho de rio e comer frutas no pé. Entendemos as tarefas dos homens e das mulheres – e como os meninos e as meninas também colaboram com os afazeres do dia a dia, sem deixar, é claro, de se divertir com os brinquedos que eles mesmos constroem.

Título: Depois do ovo, a guerra

Autora: Ana Carvalho

Ilustradora: Rita Carelli

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Para as crianças Panará, brincar de guerra é coisa séria. Ao reviver a antiga guerra de seu povo contra os Txucarramãe, seus velhos inimigos, os meninos da aldeia pintam o corpo, cortam os cabelos, fabricam as armas para celebrar a história, que se torna presente. Em meio a falsos golpes de borduna e muita correria, não faltam boas doses de risada.

Título: No tempo do verão

Autora: Rita Carelli

Ilustradora: Mariana Zanetti

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Na aldeia Ashaninka, verão é tempo de farra de passarinho, pé de fruta carregado e pescaria em família. Mas, é antes de tudo, tempo de descoberta. As crianças deixam de ir à escola para aprender com os mais velhos a vida na floresta.

Título: Palermo e Neneco

 Autora: Ana Carvalho

Ilustradora: Mariana Zanetti

Categoria ODS: 11 – Cidades e comunidades sustentáveis

Sinopse: Palermo e Neneco são irmãos e pertencem ao povo Mbya-Guarani. Espirituosos, os meninos dão um jeito de se divertir e dar risada até quando precisam ajudar nas tarefas da aldeia. Além de colher palmito e cortar madeira, gostam de Michael Jackson e de festas com cantoria ao som da rabeca e do violão. Palermo e Neneco vestem-se com camiseta e bermuda e usam dinheiro para comprar sabão nas fazendas vizinhas. Mas nem sempre este contato com os brancos é amigável.

Título: A árvore 

Autor: Roberto Carvalho de Magalhães

Categoria ODS: 13 – Ação contra a mudança global do clima

Sinopse: A árvore não é um catálogo botânico. Também não é a história de uma única planta. A árvore é um livro de perguntas – por quê? desde quando ela estava ali? Quem é o sr. Angorb? Qual sua profissão? Por que foi embora? E, apesar de dar algumas respostas, levanta uma grande questão: por que o progresso humano deve estar em contradição com a natureza? E o livro também responde a perguntas que sequer foram feitas: quais são nossos sonhos? o que é realmente importante no lugar onde vivemos? qual a consequência das escolhas que fazemos? A árvore nos coloca diante da exuberância da natureza e, com humor, sensibilidade e afeto, nos induz a refletir sobre a relação do homem com ela.

Título: Dinossauros podem ser adestrados? 

Autor: Henning Wiesner

Ilustrador: Günter Mattei

Transcrição: Walli Müller

Categoria ODS: 15 – Vida terrestre

Sinopse: Os animais tiram férias? Os bichos têm medo do escuro? A curiosidade infantil pode ser desconcertante. De maneira descontraída, o médico veterinário Henning Wiesner apresenta informações científicas às perguntas inusitadas das crianças. Cada um dos breves textos reunidos neste livro é uma porta de entrada para descobertas fascinantes do reino animal.

Título: A reforma da Natureza

Autor: Monteiro Lobato

Ilustrador: José Saraiva

Projeto gráfico: Raquel Matsushita

Categoria ODS: 17 – Parcerias e meios de implementação

Sinopse: Em A reforma da natureza, há uma conferência onde todos os líderes mundiais discutem qual será o destino do mundo após a Segunda Guerra Mundial. E adivinha quem são as representantes da diplomacia brasileira que vão à conferência? Sim, tia Nastácia e dona Benta! De forma lúdica e sempre com a turma toda do Sítio, Lobato apresenta, nesta obra, um tema importante e que continua atual ainda hoje.

SOBRE A SESI-SP EDITORA

A SESI-SP Editora tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-booksaudiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

Para conhecer os livros da SESI-SP Editora, visite o site: www.sesispeditora.com.br e as redes sociais @sesispeditora (Instagram e Twitter) @editorasesisp (Facebook).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *