Dica Livros

Livro que inspirou filme ‘Casa Gucci’ é relançado no Brasil

Obra relata história real do assassinato de Maurizio Gucci, herdeiro da marca, supostamente, à mando de sua ex-mulher

Prestes a ganhar as telonas em 25 de novembro, com direção de Ridley Scott e um elenco de peso como Lady Gaga, Adam Driver, Al Pacino e Jared Leto, a trajetória da família Gucci envolta em tragédias, ganancia e reviravoltas, foi publicada aqui no Brasil pela Editora Seoman, em “Casa Gucci”, de Sara Gay Forden. A obra, que deu origem ao longa, agora é relançada no mesmo mês que o filme homônimo chega aos cinemas.  Em edição atualizada, com nova capa, novo projeto gráfico e novo posfácio (que atualiza os acontecimentos posteriores à primeira edição no Brasil em 2008), o livro revela os bastidores da morte de Maurizio Gucci, herdeiro da fabulosa marca italiana.

Livro que inspirou filme 'Casa Gucci' é relançado no Brasil – MONDO MODA

Na manhã de 27 de março de 1995, Maurizio levou quatro tiros de um desconhecido. Dois anos depois, Filippo Ninni, o chefe de polícia entrou no suntuoso Palazzo da ex-mulher do herdeiro, Patrizia Reggiani Martinelli e a prendeu pelo assassinato. Carregado de detalhes e com estrutura que lembra um bom roteiro de filme de suspense, o livro desvenda os motivos do crime e revela um drama familiar, de perder o fôlego.  

Para escrevê-lo, a historiadora de moda, Sara Gay Forden realizou inúmeras pesquisas aprofundadas sobre a trajetória da empresa e da família Gucci, reconstituiu o arquivo Gucci, além de entrevistar mais de cem pessoas, incluindo familiares, funcionários atuais e ex-funcionários, entre indivíduos intimamente ligados ao universo Gucci e seu drama.

Muitas pessoas dividiram comigo suas experiências nas empresas e na família Gucci. Isso tem grande valor para mim, porque essa ligação com os Gucci inevitavelmente provoca emoções profundas e impressões duradouras.  Até hoje, a grife Gucci e a família que a fundou continuam a inspirar, surpreender”, diz a autora. Sara também relata que, embora as autoridades penitenciárias tenham negado seus pedidos para entrevistar Patrizia Reggiani Martinelli na prisão San Vittori, em Milão, a “ Viúva Negra, como era chamada imprensa, se correspondeu com a autora de sua cela, enquanto sua mãe incansavelmente respondeu às suas perguntas. 

Já no Posfácio, Sara conta sobre os acontecimentos pós 2008, quando o livro foi publicado pela primeira vez, atualizando o dia a dia da família Gucci, assim como a trajetória do império Gucci. Ela revela, por exemplo, que, após sua libertação, Patrizia mudou-se com a mãe para a Via San Barnaba, no centro de Milão – a alguns passos do tribunal onde havia sido julgada e sentenciada por ter encomendado o assassinato de Maurizio. Ela declarou oficialmente que não tinha condições de se manter e ganhou uma pensão do governo de 300 a 400 euros por mês. Patricia também apelidou San Vittore de “Victor Residence” e falou bem do tempo que passou ali. “Às vezes eu gostaria de estar de volta à Victor Residence, porque minha mãe é muito difícil. Ela me repreende todos os dias sem motivo “, disse ela ao The Guardian.

Elogios ao livro:

“Este livro cativante sobre o império Gucci e o assassinato de Maurizio Gucci […] revela a verdade repulsiva por trás da mais fabulosa família do mundo da moda. ” – Glamour

“Você vai devorar este livro como se fosse um romance […] Uma história intrincada e de agradável leitura. ” – The Economist (Melhor Livro do Ano)

“Uma narrativa vigorosa e acelerada […] Leia como se fosse um roteiro de cinema […] Impossível largar até a última página. ” – International Herald Tribune

Sobre a autora:

SARA GAY FORDEN morou em Milão, Itália, por 22 anos, durante os quais foi repórter de negócios, e cobriu o crescimento da indústria da moda italiana para publicações como o Wall Street Journal, Bloomberg News, Women’s Wear Daily, The International Herald Tribune e W Magazine. Por mais de 15 anos, escreveu sobre a explosão de grifes como Gucci, Armani, Versace, Prada e Ferragamo, que passaram de ateliês familiares para marcas globais. Este livro é o resultado de pesquisas aprofundadas sobre a história da empresa e da família Gucci. Forden trabalhou como historiadora da moda, reconstituindo o arquivo Gucci, e entrevistou mais de cem pessoas, incluindo familiares, funcionários atuais e ex-funcionários, e outros indivíduos intimamente ligados à história.

Sobre o Grupo Editorial Pensamento:

Mais que livros, inspiração!

Desde 1907, o Grupo Editorial Pensamento publica livros para um mundo em constante transformação e aposta em obras reflexivas e pioneiras. Na busca desse objetivo, construímos uma das maiores e mais tradicionais empresas editoriais do Brasil. Hoje, o Grupo é formado por quatro selos: Pensamento, Cultrix, Seoman e Jangada e possui em catálogo aproximadamente 2 mil títulos, publicando cerca de 80 lançamentos ao ano. Ao longo de sua trajetória, o Grupo Editorial Pensamento aposta em mensagens que procuram expandir o corpo, a mente e o espírito. Mensagens que emanam energia positiva e bem-estar. Mensagens que equilibram o ser. Mensagens que transformam o mundo.

Serviço:

Livro: Casa Gucci

Autor: Sara Gay Forden

Editora: Seoman

Páginas: 520

Preço: R$ 64,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *