Lançamentos Intrínseca de novembro
Em novembro, chega às livrarias o livro-reportagem Mataram Marielle, fruto de apuração minuciosa dos premiados repórteres investigativos Chico Otavio e Vera Araújo. Outra obra jornalística, O esplêndido e o vil, de Erik Larson, narra a chegada de Churchill ao poder durante as investidas de Hitler ao Reino Unido. Às vésperas da Flip 2020, Pilar Quintana, convidada desta edição, lança seu elogiado romance A cachorra, que aborda o tema maternidade de forma real e impactante. Também centrado em temas femininos, A troca, o novo livro de Beth O’Leary,autora do sucesso Teto para dois, é uma divertida e comovente história sobre recomeços. A literatura jovem e o pop vêm representadas por Rick Riordan, com o quinto e último volume da saga “As provações de Apolo”: A torre de Nero, e Jeff Lemire, confirmado na CCXP deste ano, com sua HQ Royal City: Segredos em família. Por fim, com foco em finanças e investimentos,Felipe Miranda, sócio-fundador da Empiricus, e Ricardo Mioto, lançam Princípios do estrategista.
A torre de Nero (Série As provações de Apolo – Vol. 5 )Rick Riordan
LANÇAMENTO EM 3 DE NOVEMBRO Considerado “o contador de histórias dos deuses”, Rick Riordan já vendeu sete milhões de exemplares somente no Brasil, e suas obras são sucesso absoluto, com adaptações para o audiovisual em curso pela Netflix e pela Disney+.
A troca Beth O’Leary
LANÇAMENTO EM 6 DE NOVEMBRO Leena Cotton tem 29 anos e é a consultora sênior mais jovem no mercado, na Inglaterra, mas sente que não é mais a mesma. Eileen Cotton tem 79, foi recentemente abandonada pelo marido e agora está em busca de um novo amor. Tudo de que neta e avó precisam no momento é pôr em prática uma mudança radical. Então as duas têm uma ideia inusitada: trocar de lugar uma com a outra.
Unindo mitologia greco-romana, tiradas hilárias e momentos de tirar o fôlego, o último livro da série As provações de Apolo traz todos os elementos que consagraram o autor como um dos escritores mais importantes da literatura infantojuvenil. Depois de libertar antigos oráculos, enfrentar criaturas assustadoras, derrotar imperadores malignos e passar por humilhações indescritíveis, Apolo se prepara para sua aventura derradeira entre os mortais. Se quiser retornar ao Olimpo e de quebra salvar seus amigos semideuses, ele terá que derrotar o temido Nero e a arqui-inimiga Píton, que não vê a hora de dominar para sempre o Oráculo de Delfos. Com a ajuda dos amigos semideuses, de seres obcecados por chapéus e até da flecha falante mais dramática que existe, ele se prepara para enfrentar uma macabra profecia e seu destino final.
RICK RIORDAN nasceu em 1964 no Texas, e hoje mora em Boston com a esposa e os dois filhos. Autor best-seller do The New York Times, premiado pela YALSA e pela American Library Association, por quinze anos ensinou inglês e história em escolas de São Francisco, e é a essa experiência que atribui sua habilidade em escrever para o público jovem. Além das séries As provações de Apolo, Percy Jackson e os olimpianos e Os heróis do Olimpo, inspiradas na mitologia greco-romana, Riordan assina as séries As crônicas dos Kane, que visita deuses e mitos do Egito Antigo, e Magnus Chasee os deuses de Asgard, sobre mitologia nórdica.
Leena imagina que a parte mais difícil será se adaptar à calmaria da cidadezinha onde a avó mora. Cadastrada em um site de relacionamentos, Eileen por sua vez embarca na aventura com a qual sonha desde a juventude. Ao trocar não só de casas, mas de celulares e computadores, de amigos e rotinas, Leena e Eileen vão descobrir muito mais sobre si mesmas do que imaginam. E se tudo der certo, talvez destrocar não seja a melhor solução.
BETH O’LEARY é autora best-seller e já teve seus títulos traduzidos para mais de 30 idiomas. Seu romance de estreia, Teto para dois, foi escrito durante as viagens de trem para o trabalho. Atualmente ela vive no condado de Hampshire, na Inglaterra, e escreve em tempo integral.
A cachorra Pilar Quintana
LANÇAMENTO EM 10 DE NOVEMBRO Damaris tem a vida marcada por tragédias e carrega dentro de si uma solidão que talvez tivesse sido aplacada pelo filho que nunca conseguiu ter. Quando, num rompante, decide adotar a cachorra da ninhada de uma vizinha, Damaris tem a chance de desviar um pouco o foco das tentativas frustradas de engravidar. A força e a intensidade dessa relação alteram tão drasticamente as dinâmicas de sua existência que a protagonista já não sabe se a simples presença da cachorra fez sua vida ganhar ou perder, de uma vez por todas, o rumo. Breve e magnético, A cachorra se passa em um cenário de dualidades entre beleza e violência. Com uma esfera de tempo desacelerada, na qual os acontecimentos se desenrolam com a típica lentidão sazonal de uma cidade de veraneio, é um romance contundente sobre vidas marginalizadas em contexto bastante familiar aos leitores latino-americanos.
PILAR QUINTANA é colombiana e autora de romances e contos. Foi selecionada em 2007 pelo Hay Festival, no País de Gales, como um dos 39 escritores com até 39 anos de maior relevância da América Latina. Participou ainda do International Writing Program da Universidade de Iowa e foi convidada do International Writers Workshop da Universidade Batista de Honk Kong. Sucesso internacional, os direitos de A cachorra foram vendidos para dez países. Este mesmo livro foi ainda anunciado na lista estendida do prestigioso National Book Award, na categoria de literatura traduzida.
Mataram Marielle Chico Otavio e Vera Araújo
LANÇAMENTO EM 17 DE NOVEMBRO Na noite de 14 de março de 2018, a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes foram mortos a tiros na zona central do Rio de Janeiro. Liderança nascida e criada na favela, Marielle era ao mesmo tempo assertiva e carismática em seus posicionamentos, fosse na luta contra as milícias ou nas reivindicações ligadas às comunidades LGBTQIA+.
Seu assassinato se tornou emblemático não somente por ser um claro ataque à democracia e às bandeiras defendidas pela parlamentar, mas também por ter marcado um novo patamar de atuação da criminalidade na cidade. Jornalistas investigativos dedicados ao caso Marielle e Anderson desde o início, Chico Otavio e Vera Araújo mostram como o caso foi determinante para escancarar a atuação do crime na capital fluminense. Repórteres experientes e testemunhas de longa data de várias investigações policiais na capital, Chico e Vera esmiuçaram a rede que movimenta o submundo carioca e seus múltiplos agentes. Traficantes, milicianos, torturadores egressos dos porões da ditadura, ex-policiais altamente treinados assumindo o papel de assassinos de aluguel, bicheiros e as disputas travadas entre eles estão por toda parte e povoam as páginas de Mataram Marielle.
CHICO OTAVIO é repórter e professor de Jornalismo na PUC-Rio. Iniciou a carreira em 1985, na Última Hora, passou pela sucursal do Rio de Janeiro do Grupo Estado, produzindo reportagens para O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde e Agência Estado. Em 1997, transferiu-se para o jornal O Globo, onde cobre Política. Ganhou sete vezes o Prêmio Esso.
VERA ARAÚJO é repórter investigativa em O Globo, além de advogada, tendo passado por Jornal do Brasil e O Dia. Em 2005, revelou a existência de grupos paramilitares na região de Jacarepaguá (RJ) que extorquiam dinheiro de moradores. Foi dela a ideia de batizá-los como milícias. Pela reportagem, ganhou o Prêmio Especial Tim Lopes de Jornalismo Investigativo (2009). Entre outros prêmios, recebeu o Imprensa Embratel (2003), o Esso Sudeste (2009), o Tim Lopes (2010), o Troféu Mulher Imprensa (2012).
O esplêndido e o vil Erik Larson
LANÇAMENTO EM 24 DE NOVEMBROAssim que Winston Churchill assumiu como primeiro-ministro do Reino Unido, Hitler invadiu a Holanda e a Bélgica. A Polônia e a Tchecoslováquia já haviam sucumbido e a evacuação de Dunquerque ocorreria duas semanas depois. Pelos doze meses seguintes, Hitler travaria uma incessante campanha de bombardeios, matando 45 mil britânicos.
Coube a Churchill manter a nação unida e convencer o presidente americano Franklin Roosevelt de que era um aliado valioso — e com disposição para lutar até o fim. Narrado em ritmo de ficção, O esplêndido e o vil mostra em detalhes como Churchill incutiu no povo britânico “a arte de não temer”. Muito além de uma história de malabarismos políticos, é também um drama doméstico e íntimo. Baseado em documentos originais de arquivos e relatórios de espionagem secretos — alguns deles abertos apenas recentemente —, além de diários, o livro oferece uma nova perspectiva sobre o ano mais sombrio da capital inglesa através da experiência cotidiana de Churchill e daqueles próximos a ele.
ERIK LARSON é autor de best-sellers como No jardim das feras, O demônio na Cidade Branca e A última viagem do Lusitania. Como jornalista, trabalhou para o The Wall Street Journal e para a revista Time.
Princípios do estrategista Felipe Miranda e Ricardo Mioto
LANÇAMENTO EM 25 DE NOVEMBRO Em Princípios do estrategista, Felipe Miranda e Ricardo Mioto, da Empiricus, abordam o mundo dos investimentos de uma perspectiva abrangente, filosófica, com referências perspicazes e sem aquele tipo de conselho que parece fácil seguir, mas não tem serventia sem uma compreensão maior.
O objetivo dos autores é compartilhar com investidores experientes e novatos os princípios que norteiam o mercado. Para isso, lançam mão não apenas das próprias experiências e do que pensam os investidores mais bem-sucedidos da nossa época, mas também recorrem a filósofos, físicos, psicólogos, economistas e muitos outros. Com um texto dinâmico e de fácil compreensão, Princípios do estrategista é um convite para aprender a pensar o mercado e um chamado à reflexão, um lembrete de que, segundo os autores, “as coisas que não sabemos são muito mais numerosas do que as que sabemos”.
FELIPE MIRANDA é sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, empresa especializada em publicação de conteúdo financeiro e de ideias de investimentos, onde escreve a newsletter Day One e comanda as séries Palavra do Estrategista e Carteira Empiricus. É economista pela USP e mestre em finanças pela FGV. Trabalhou no Deutsche Bank e na empresa de private equity Monitor Clipper.
RICARDO MIOTO é jornalista e diretor de comunicação da Empiricus. Foi repórter e editor da Folha de S. Paulo e, como sócio da FSB, consultor de comunicação de clientes multinacionais como McKinsey e Twitter. É autor do livro Breve história bem-humorada do Brasil, publicado pela editora Record.
Royal City: Segredos em família Jeff Lemire
LANÇAMENTO EM 27 DE NOVEMBRO Um dos maiores nomes da nova geração de quadrinistas, o premiado Jeff Lemire conquistou um lugar de destaque com trabalhos para Marvel, DC, Dark Horse, entre outras. Escrita e ilustrada pelo autor, a série Royal City narra o drama da família Pike, dilacerada pela misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes.
Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma. Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar.
JEFF LEMIRE é autor e ilustrador canadense. Entre suas principais obras estão O soldador subaquático e a trilogia Condado de Essex. Foi eleito duas vezes melhor quadrinista do Canadá pelo Schuster Award e venceu o Eisner Awards pela série Black Hammer. Além de suas graphic novels independentes, passou por grandes editoras norte-americanas, como Marvel e DC, onde atuou em séries como Arqueiro Verde, Constantine, Cavaleiro da Lua, entre outras.