ShoppingShopping Center Norte

Instituto Center Norte realiza segunda edição do “Doa Zona Norte”, como parte do movimento global

Iniciativa do Shopping Center Norte em parceria com a Estapar tem como objetivo doar todo o valor arrecadado com o estacionamento no dia 30 de novembro  

Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Center Norte, criado em 2002, realiza o “Doa Zona Norte”, uma campanha comunitária que incentiva pessoas e empresas à prática da doação, na região da Zona Norte de São Paulo. A ação acontece no dia 30 de novembro e a ideia é estimular a generosidade e a solidariedade entre as pessoas. E, para liderar pelo exemplo, neste ano o Shopping Center Norte se uniu à Estapar, maior empresa de estacionamentos do Brasil e administradora do estacionamento do shopping, para doar todo o valor arrecadado, descontados as taxas e os impostos, do estacionamento do dia 30 para ações sociais da Zona Norte de São Paulo. 

A mentoria e estruturação da campanha é realizada pela Umbigo do Mundo, empresa de comunicação especializada no tema. A Iniciativa faz parte do movimento “Dia de Doar”, uma campanha global para promover a cultura de doação e que está no Brasil desde 2013. Neste ano, a ação também será realizada no dia 30 de novembro.  

“Criamos o ‘Doa Zona Norte’ para fomentar a cultura de doação das empresas e da sociedade civil e, assim, criar uma grande onda de solidariedade,” explica Daniela Pavan, head do Instituto Center Norte e Sustentabilidade. “Neste ano, contamos com um grande parceiro que é a Estapar. Acreditamos que a nossa liderança fará com que outras companhias e as pessoas físicas percebam a importância de doar e isso amplifique esta onda. Convocamos todos os atores da cidade de São Paulo, em especial os da zona norte, a participar deste grande movimento também,” comenta Daniela. 

“É um prazer para nós participarmos dessa ação e fazermos parte desse movimento global. É nosso papel, como empresa atuante em tantas cidades brasileiras, conscientizar a população sobre a relevância das doações e da solidariedade e colaborar para transformações efetivas em nossa sociedade”, afirma Marcella Mosquini, Head de Marketing da Estapar.  

Plataformas para doações 

Os clientes que vierem ao Shopping Center Norte de carro no dia 30 de novembro já estarão colaborando para a ação, e, além disso, neste dia será recebido no caixa de doações localizada no Balcão de Informação do Shopping todo tipo de doação como brinquedos novos ou em bom estado, roupas e alimentos. Todos os produtos arrecadados serão distribuídos posteriormente pelo Instituto Center Norte para os projetos e comunidades parceiras nas festividades de final de ano.  

Também neste dia, como forma de incentivar a cultura de doação junto às famílias, o Center Norte, em parceria da Plataforma de Educação para a Gentileza e Generosidade (gentilezagenerosidade.org.br),  lança a iniciativa “Todo dia é Dia de Doar Kids”, para mobilizar as crianças a doar e estimular a solidariedade desde a infância. Roupas e brinquedos em bom estado, assim como alimentos não perecíveis, podem ser levados ao espaço de doações, que fica próximo ao balcão de informações do Shopping.

Além disso, para impulsionar a campanha, será usada uma plataforma que possibilita a qualquer um fazer parte desse movimento, seja empresa, instituição, governo, pessoa física, entre outros. Na plataforma, empresas e pessoas físicas podem escolher causas que queiram ajudar, criar uma campanha para compartilhar diretamente com sua família, amigos e comunidade e definir qual ONG receberá a ajuda. É uma plataforma 360º que conecta todos os atores possíveis e transforma pessoas comuns em protagonistas de solidariedade. 

Para os interessados, basta acessar o portal https://www.doazonanortesp.org.br/ e seguir os três passos. Primeiro, vem a escolha da forma de participação por meio de um questionário, elaborado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social, e que ajuda a descobrir qual causa se encaixa ao perfil do doador e como ele pode apoiar de forma simples e divertida; segundo, planejando a campanha. No ambiente on-line, o doador tem acesso a todos os materiais de divulgação, como marca, vídeos, cartazes, bottons e tutoriais, que vão ajudar a ampliar a campanha, criar sua própria ação e impactar mais pessoas. O terceiro passo será compartilhar a história da doação, pois, assim, ele disseminação a cultura de doação e inspira outras pessoas a fazer o mesmo. Além disso, foi criada também a hashtag #DOAZNSP, para fortalecer ainda mais a ação nas redes sociais. 

“Estamos muito contentes em encabeçar, junto aos parceiros fundadores, essa campanha “Doa Zona Norte”. Sabemos o quanto é importante promover esse tipo de ação, para incentivar a todos a mobilizar recursos para suas próprias comunidades, ampliando o engajamento com organizações e causas locais. Com certeza, o apoio de grandes empresas ao projeto dará ainda mais relevância para que possamos atingir os objetivos e conseguir levar a ação para o maior número de pessoas”, diz Daniela Pavan, head do Instituto Center Norte e Sustentabilidade. 

Sobre o Dia de Doar 

O Dia de Doar é um grande movimento para promover a doação no Brasil e no mundo. É uma mobilização que promove um país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer de doar. Quem faz o Dia de Doar acontecer é quem está do outro lado da ação, seja doando ou fazendo uma ação para estimular a doação de indivíduos, empresas etc. No Brasil, o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição nos Estados Unidos. A partir de 2014, o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com  mais de 80 países. 

Lá fora, o Dia de Doar tem nome de #GivingTuesday, que significa “terça-feira da doação”. Vem na sequência de datas comerciais já famosas, como as BlackFriday e CyberMonday. É sempre realizado na primeira terça-feira depois do Dia de Ação de Graças (o Thanksgiving Day). Em 2021, no dia 30 de novembro, terça-feira, o Brasil inteiro vai se mobilizar pelo Dia de Doar: milhares de organizações estarão preparadas para receber doações, e milhões de brasileiros vão demonstrar seu apoio, doando e tornando pública a doação. 

Sobre o Instituto Center Norte 

O Instituto Center Norte é uma organização sem fins lucrativos criada pela Cidade Center Norte, cuja finalidade é ajudar a melhorar a qualidade de vida e a renda dos moradores da região da Zona Norte de São Paulo – SP. As atividades iniciaram em 2002 e, desde então, o Instituto Center Norte busca contribuir cada vez mais para o desenvolvimento pessoal e profissional dos moradores, bem como para a implantação de soluções e inovações em ações sociais que visam tornar a Zona Norte mais sustentável. 

Sobre a Estapar 

A maior rede de estacionamentos do Brasil está presente em 77 cidades situadas em 15 Estados brasileiros, além do Distrito Federal. A Estapar administra ao todo mais de 400 mil vagas em aproximadamente 700 estacionamentos. Na área de estacionamento rotativo, incluindo a cidade de São Paulo, a Estapar administra 20 operações de Zona Azul Digital no País em quatro Estados (SP, MG, ES e SC), serviço que vem sendo implantado pela empresa desde a década de 90.  Aos usuários de Zona Azul em outras cidades ou de serviços da Estapar para mensalistas, reserva de Vagas e pagamento de tíquete, a empresa mantém o aplicativo Vaga Inteligente que também está disponível gratuitamente nas versões Android e iOS. 

Sobre a Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece soluções sistêmicas para diversos públicos. Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios. Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade. Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos. Tudo gratuito, descomplicado, acolhedor e acessível, e com base nos sete princípios da Educação para a Gentileza, Generosidade, Sustentabilidade, Solidariedade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *