Dica de filme na Netflix pra vocês: Professor Polvo
Em clima de Oscar que ocorre hoje a partir das 21h e será transmitido no Brasil pela TNT, escrevi esse texto indicando pra vocês assistirem esse espetacular documentário na Netflix, que concorre ao Oscar de Melhor Documentário de longa-metragem! Professor Polvo (My Octopus Teacher) ganhou prêmio BAFTA de cinema e o premio do Sindicato dos Produtores da América.
Professor Polvo: Uma Ode aos significados da natureza
Com uma bela trilha sonora, uma montagem excepcional entre as cenas gravadas e a narração do cineasta, que desenvolve uma perfeita simbiose entre as existências sua e do polvo, ele faz uma viagem ao mundo submarino na tentativa de passar de observador a alguém que faz parte daquele universo.
Em uma floresta subaquática na África do Sul Craig Foster desenvolve uma improvável amizade com um polvo e descobre através dele, muito mais sobre os mistérios do mundo submarino e da biodiversidade marítima.
Craig em suas aventuras marinhas seguindo esse polvo com quem ele desenvolve confiança, mostra que há na natureza muito de nos mesmos entre ações e reações da biologia marítima. Cria -se no filme Uma série de analogias entre as atitudes e atividades de um polvo com o que nós, seres humanos, também temos para aprender, e talvez por isso, o nome de “professor polvo”.
Opinião pessoal:
É excepcional, mesmo pra mim, que morro de medo do mar, assistir a esse documentário que faz tantas maravilhosas comparações do mundo marinho ao mundo hominal, afinal, todos somos seres vivos. Acho que depois de assistir, nunca mais poderei comer polvo de tão rico e intenso que esse documentário foi.
Constitui-se em uma narrativa leve, deliciosa de assistir, um deleite pra quem curte documentarios sobre animais, e muito mais, um filme repleto de significados, mensagens e analogias necessárias pra vida humana.
Reflexões:
Como se regenerar de uma ferida? Como penetrar algo duro como uma concha para ir direto ao seu alimento? Qual a precisão necessária pra buscar se nutrir? São tantas as respostas que esse documentário traz, que fica difícil enumerar os aprendizados…
Assista ao filme, pois tenho certeza que você vai gostar, e depois confira o Oscar já que tem grandes chances de levar a estatueta, você não vai se arrepender!