Game

Dias para Jogar de Graça – The Elder Scrolls Online: Tamriel Unlimited, Hood: Outlaws and Legends e I Am Bread

Somos o time do estúdio brasileiro Cafundó Studio e hoje vamos falar mais para vocês sobre Tetragon, jogo de gênero puzzle. Conseguimos combinar uma história fascinante e comovente com um jogo de puzzle no estilo cubo de Rubik aparentemente clássico. As mecânicas do game consistem em poder rotacionar o mundo para a esquerda e direita e mover plataformas, de forma que nosso protagonista possa atravessar do ponto A para o ponto B.

Parece simples, mas devido o design elaborado dos levels, criamos não apenas cenários lindos, mas também armadilhas lógicas ardilosas. De vez em quando, o jogador vai se deparar com placas, beiradas, alavancas e paineis que permitirão que ele realize ações não necessárias para criar a rota ideal.

O que geralmente acontece em jogos de puzzle? Você consegue enxergar seu objetivo dentro dos primeiros dois a três minutos e logo estabelece um plano na sua cabeça. Além disso, se nos levels iniciais você agir da mesma forma, as chances de você cometer erros são mínimas. A partir da metade da passagem, você terá que mudar sua leitura do problema de novo e novo em busca da solução correta.

E algumas tentativas serão fatais. Ações impensadas podem causar uma queda de uma grande altura, ou deixar você preso sem a possibilidade de mudar o mapa, ou fazer com que seu personagem caia em uma plataforma em chamas ou espinhos afiados… Fizemos nosso melhor para garantir que o jogador planeje bem suas ações com antecedência.

E nós, como desenvolvedores, enfrentamos um desafio global: fazer com que o processo de raciocínio do jogador não fosse entediante. Para conseguir isso, recorremos a três pilares principais: o componente visual, a música e a história.

Em termos visuais, tivemos que rotacionar cada level centenas de vezes, refinando-os constantemente para que parecessem interessantes de todos os ângulos. É um pouco como desenhar um retrato: tendo desenhado o perfil e criado uma versão refletida, todas as imperfeções ficam visiveis imediatamente. ‘Aqui, o olho não está reto, aqui o nariz está torto’…é a mesma coisa com os levels de Tetragon. Centenas de horas foram gastas para que, quando explorar o mundo de todos os ângulos, espaços vazios não surjam aos olhos do jogador, e para que plantas vistas de cabeça para baixo não pareçam estranhas.

Nosso objetivo foi que até mesmo o mundo de cabeça para baixo parecesse bonito e interessante.

E para que ele não fosse estático e plano demais (por mais estranho que isso pareça para o mundo plano deTetragon), nós preenchemos o mundo com diferentes acontecimentos. Por exemplo, no castelo você conhecerá um ladrão charmoso que de vez em quando vai estar nos observando de dentro de quadros, ou que vai sair de dentro de uma armadura em busca de algo para comer.

Micro-eventos como esses têm outro propósito – distrair o jogador, de forma que no momento mais crucial do raciocínio, você terá o pensamento: “Ah! Que personagem fofo, o que ele está fazendo?”. E é isso! Seu plano engenhoso para passar o level falhou.

É claro, não somos tão malvados, então o objetivo principal é entreter o jogador e fazer que o mundo tenha mais vida.

Tivemos que suar e nos dedicar ao componente música também. O principal problema com a trilha sonora, o qual tanto o desenvolvedor quanto o jogador podem encontrar, é o incômodo. Você nunca deveria chegar a uma situação em que a música começa a distraí-lo, muito menos irritá-lo. Tentamos tornar todas as músicas agradáveis e melódicas, de forma que elas soassem em algum lugar do subcórtex do cérebro, criando a atmosfera perfeita de mistério e, em alguns momentos, de perigo.

E a trilha sonora teve tanto sucesso e ficou tão agradável que pode ser usada para relaxamento fora do jogo. Os caras do nosso time perceberam que ela é até mesmo confortável para leitura!

Finalmente, um dos componentes mais importantes é a trama.

A história do nosso herói Lucius tem início quando seu filho desaparece. O lenhador parte em busca de encontrá-lo e atravessa um portal misterioso, e então se vê na dimensão de Tetragon. Poderiamos ter parado por aqui, proporcionando ao jogador uma história de origem e um objetivo geral. Mas isso seria muito chato! Afinal de contas, temos um mundo inteiro à nossa frente! Por isso, decidimos revelar o máximo possível da história desse unvierso, entregando ao jogador alguns plot twists interessantes…mas sem spoilers aqui.

Conforme o jogo avança, você conhecerá diferentes personagens, como o ladrão que mencionamos anteriormente. Por meio desses personagens, conheceremos a história de Tetragon e, em algum momento, vamos entender o que realmente aconteceu com ela.

Sem entrar em muitos detalhes,Tetragon é o cristal sagrado e o centro desse mundo. Foi dele que as camadas dimensionais receberam a energia que fez tudo ao redor delas florescer. Mas o mundo não pode durar para sempre, essas são as regras do gênero. Em algum ponto, uma energia misteriosa aparece, dando vida à uma entidade sombria. O único propósito desta entidade é destruir o cristal e causar caos no mundo.

Tetragon, por outro lado, também possui uma essência que entendeu que seria difícil lidar com o inimigo. Ela conseguiu conter as trevas às custas do próprio cristal, cujos pedaços se espalharam por todos os lados deste mundo divido em camadas.

Lucius, o lenhador, encontra-se em uma dimensão plana logo após a destruição do cristal. Agora, ele tem que encontrar seu filho, descobrir o que aconteceu e tentar restaurar esse mundo. Será que ele vai conseguir? Está nas mãos do jogador…

Procuramos combinar todos esses pilares juntos para que eles parecessem um só. O mundo por si só e os eventos dele se refletem no cenário. Por exemplo, cada nível sucessivo do centro dimensional é visível contra o fundo da localização atual, criando uma sensação de mergulho em direção ao centro. Talvez isso tenha influenciado o fato de que, durante game shows em diferentes feiras, os visitantes gastaram muito mais tempo jogando Tetragon do que os jogos ao redor. Desprender-se da combinação entre enigmas que parecem simples à primeira vista e um estilo colorido de contos de fada é bem difícil.

O jogo já está disponível, então estamos ansiosos para ver nossas primeiras reviews!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *