DIA DO STITCH: ENTENDA A DATA E O SUCESSO DO ALIENÍGENA MAIS FAMOSO DA DISNEY
Queridinho do público, a primeira aparição do Experimento 626, mais conhecido como Stitch, aconteceu no filme Lilo & Stitch (2002)
No dia 26 de junho, fãs do mundo todo celebram o “Dia do Stitch”, uma homenagem ao icônico personagem da Disney que conquistou corações com sua combinação única de fofura, travessuras e trapalhadas. O alienígena foi apresentado pela primeira vez na animação de sucesso Lilo & Stitch (2002), de Walt Disney Animation Studios. O filme conta a história de Lilo Pelekai, uma jovem havaiana solitária que adota um “cachorro” peculiar chamado Stitch. No entanto, o animal é, na verdade, um extraterrestre conhecido como Experimento 626, um ser intergaláctico geneticamente modificado para causar destruição. A trama se desenvolve enquanto Stitch, de comportamento inicialmente destrutivo, começa a aprender o significado de família e a importância do amor e da aceitação.
Cena de “Lilo & Stitch” (2002)
A origem do Dia do Stitch
O dia de um dos personagens mais amados da Disney é celebrado anualmente em 26 de junho. O motivo é simples: a data vem do nome original do personagem: “Experimento 626”, números estes que, no modelo de data norte-americano (em que o mês é colocado primeiro que o dia), configura 6/26, ou seja, 26 de junho.
Quem é o Stitch?
Criado pelo cientista alienígena Dr. Jumba Jookiba, Stitch é um experimento genético destinado a ser uma máquina de destruição. Dotado de força sobre-humana, inteligência avançada e habilidades especiais, a criatura caótica e destruidora escapa da prisão galáctica e acaba na Terra, mais precisamente no Havaí. Lá, ele é adotado por Lilo Pelekai, uma criança havaiana que o confunde com um cachorro e, através das crenças da ilha e de seu amor incondicional pelo “filhote”, acaba transformando-o em um ser amoroso. Com poucas palavras, mas com um grande coração, Stitch aprende importantes valores, ao mesmo tempo em que ensina que o amor da família e dos amigos é capaz de superar todos os obstáculos. É assim que surge uma das frases mais icônicas de um personagem da Disney, nosso querido Stitch: “Ohana quer dizer família. Família quer dizer nunca abandonar ou esquecer”.
Impacto na cultura do entretenimento e no mercado de consumo
Desde seu lançamento em 2002, Lilo & Stitch virou um fenômeno ao redor do mundo através da representação significativa da cultura havaiana e de uma história emocionante. O sucesso é tanto que a Disney lançou outras produções que continuaram a expandir o universo do filme original – como Stitch (2003), Lilo & Stitch 2: Stitch Deu Defeito! (2005), Leroy e Stitch (2006) e a série de 2003 Lilo & Stitch: A Série.
Não tem como negar que, além do enredo encantador, Stitch é o grande destaque da franquia. O personagem conquistou o coração de fãs com sua aparência adorável e comportamento travesso, e sua popularidade em constante crescimento é refletida principalmente nas lojas físicas ou digitais do Brasil e do mundo. Os produtos licenciados de Stitch são um fenômeno em vendas, contando com opções de brinquedos, papelaria, roupas, calçados e acessórios, itens de festas, utensílios de casa e até acessórios para pet. No varejo brasileiro são mais de 2.000 SKU’s disponíveis nas principais lojas físicas e digitais.