Circo Zanni celebra 20 anos com apresentações gratuitas em São Paulo
Projeto “Da Escola pro Circo” leva espetáculos para a lona do Mundo do Circo com apoio da Ecourbis Ambiental
O Circo Zanni celebra seus 20 anos com o projeto “Da Escola pro Circo”, que levará apresentações para a lona do Mundo do Circo, em São Paulo. Além de democratizar o acesso ao espetáculo circense, a iniciativa contribui para a continuidade da companhia após a desativação de sua sede em Cotia. O projeto conta com o apoio da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte e O Mundo do Circo, realização do Ministério da Cultura e patrocínio da EcoUrbis Ambiental.

As apresentações acontecem nos dias 2, 3 e 4 de abril, às 11h e 15h, com sessões destinadas para escolas. No dia 5 de abril, sábado, o público poderá conferir sessões abertas e gratuitas às 14h e 17h. O evento garante acessibilidade com recursos como LIBRAS, audiodescrição e estrutura física adaptada. O palco das apresentações será O Mundo do Circo, localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 2630, no bairro Carandiru.
O espetáculo do Circo Zanni reúne artistas de diferentes grupos circenses da cidade, como La Mínima, Circo Amarillo, Cia Barnabô, La Class, Artinerant’s e Cia da Rosa. A montagem combina a atmosfera clássica do circo com elementos contemporâneos, trazendo números aéreos, acrobacias, equilibrismo, magia e palhaçaria. Um dos diferenciais da companhia é a musicalidade ao vivo, característica rara no cenário circense atual. A banda, conduzida pelo maestro Marcelo Lujan, acompanha toda a apresentação com composições próprias, trazendo ainda mais magia para o espetáculo.
A direção artística e musical é assinada por Marcelo Lujan, enquanto Pablo Nordio assume a direção técnica. O elenco conta com Daniel Pedro, Erica Stoppel, Fernando Sampaio, Isabel Mucci, Luciana Lima, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio, além de artistas convidados como Fernando Paz, Filipe Bregantim, Tomás Sampaio, Leo Montagner, Lu Menin, Luara Bolandini e Dani Rocha-Rosa. A produção é liderada por Rita Masini, com direção geral do Circo Zanni.
A apresentação tem classificação livre e duração de 60 minutos, garantindo diversão para toda a família e reafirmando o compromisso do Circo Zanni com a valorização e renovação do espetáculo circense brasileiro.

O projeto tem o patrocínio da Ecourbis Ambiental, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos urbanos em São Paulo, que reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão social por meio da Central Mecanizada de Triagem Carolina Maria de Jesus. Nomeada em homenagem à escritora, cantora e artista de circo que transformou sua dura realidade em literatura, a central tem capacidade para separar até 250 toneladas de materiais recicláveis por dia, promovendo a economia circular e beneficiando catadores. Assim como Carolina, que catava papéis e histórias para dar voz aos invisíveis, a iniciativa da Ecourbis Ambiental valoriza a reciclagem e a transformação, mostrando que toda trajetória merece ser reconhecida.
Sobre Circo Zanni
Criado em 2004 por um grupo de artistas circenses, incluindo Domingos Montagner, o Circo Zanni nasceu com o propósito de resgatar a tradição dos espetáculos de lona em centros urbanos. A companhia já se apresentou em diversos espaços importantes da capital paulista, como Parque Augusta, Memorial da América Latina, Shopping Raposo e Sesc Campo Limpo, além de temporadas realizadas no Parque do Povo e uma estrutura permanente montada em Cotia de 2019 a 2024.
Sobre o Projeto
O Circo Zanni celebra duas décadas de trajetória com o projeto “Da Escola pro Circo”, que integra arte e educação para aproximar a comunidade escolar do universo circense. Combinando a experiência em espetáculos e ações formativas, o grupo busca estimular o desenvolvimento cognitivo, simbólico, afetivo e social dos participantes, tornando a escola um ponto de partida para transformações profundas na sociedade.
Nesta iniciativa, o Circo Zanni se torna uma extensão da sala de aula, oferecendo um ambiente cultural que estimula a criatividade e a percepção sensível dos estudantes. A proposta reforça a arte como ferramenta essencial no processo educativo, incentivando a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento e promovendo impactos positivos na inclusão social e no desenvolvimento artístico-cultural da região.
Sobre a EcoUrbis Ambiental
A Ecourbis Ambiental é a concessionária municipal responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final ambientalmente adequada de resíduos domiciliares (lixo doméstico) em 19 subprefeituras na cidade de São Paulo, nas zonas sul e leste.
Desde 2014 a Ecourbis gerencia a Central Mecanizada de Triagem – CMT Carolina Maria de Jesus, na zona sul da cidade. O equipamento tem capacidade para processar até 250 toneladas de materiais recicláveis por dia.
Ficha Técnica
Concepção e direção artística: Domingos Montagner *In Memorian
Direção Artística e musical: Marcelo Lujan
Direção técnica: Pablo Nordio
Elenco: Daniel Pedro, Erica Stoppel, Fernando Sampaio, Isabel Mucci, Luciana Lima, Maíra Campos, Marcelo Lujan e Pablo Nordio.
Artistas convidados: Fernando Paz, Filipe Bregantim, Tomás Sampaio, Leo Montagner, Lu Menin, Luara Bolandini e Dani Rocha-Rosa
Registro Fotográfico: Carlos Gueller, Paulo Barbuto e Georgia Branco
Contra-regras e riggers: Wagner Lopes, Junior Asalti e Tum Aguiar
Iluminação: Paulo Souza
Técnico de som: Cauê Sampaio
Projetos gráficos: Flor Reeves e Caco Chagas
Assessoria de Imprensa: Alex Olobardi
Audiodescrição: Rosa Matsushita
Intérprete de LIBRAS: Mirian Caxile
Administração Financeira: Norma Tosi Rodrigues
Assessoria Administrativo-financeira: Luiza Carmona
Assessoria Jurídica: Ricardo Glasenapp
Assistente de Produção: Beatriz Alvez
Direção de Produção: Rita Masini
Direção Geral: Circo Zanni
Serviço
Local: O Mundo do Circo – Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Carandiru, São Paulo – SP
Datas e horários: 2, 3 e 4 de abril, às 11h e 15h (sessões para escolas); 5 de abril, às 14h e 17h (sessões abertas e gratuitas).
Entrada: Gratuita.
Duração: 60 minutos.
Classificação: Livre.