A Convite do Xbox vivemos uma experiência Imersiva
E ai pessoal, pega essa!
Hoje vim contar pra vocês como foi a super experiência que tivemos a convite da Xbox Brasil em parceria com a Escape Hotel.
Para quem não conhece, o Escape Hotel é uma empresa que se dedica a criar experiências imersivas de sobrevivência e resolução de mistérios com um forte toque de teatralidade. Ideal para eventos corporativos, comemorações ou uma diversão entre amigos e ou família, a proposta deste jogo é reunir as pessoas em um ambiente misterioso com a proposta de resolver um enigma em até uma hora. E a criatividade deles é imensa, tem jogos que envolvem assassinatos, magia, vampiros, cientistas malucos e até a loira do banheiro!
Mas, assim como eu você teve ter se perguntado como produzir uma experiência dessa 100% online, não é mesmo? E foi aí que mais uma vez fomos surpreendidos, pois na quarta-feira, dia 30 de setembro, a Xbox Brasil nos convidou para testar nossos conhecimentos a respeito X Box Game Pass num jogo customizado para essa temática. Veja como foi!
Primeiramente, chamou nossa atenção o cuidado aos detalhes e a customização da experiência. O jogo que jogamos foi o “A Máfia”, uma versão no melhor estilo “O Poderoso Chefão”. Algumas horas antes de começarmos, a convocação foi feita, e eu tive a honra de ter sido designado para representar o personagem Paolo Napolitano, um jornalista picareta espalhador de fake news envolvido até os dentes com os negócios escusos da família.
Todos os participantes receberam sua cartinha, que continha dicas a respeito de algum mistério que seria resolvido quando o jogo começasse. Chegando mais perto do início da partida, fomos convidados a uma reunião via Zoom, em que a música tema do memorável Don Vito já dava o clima do encontro que logo se daria entre as raposas italianas.
Enquanto esperávamos, recebemos também um material de apoio, que consistia em uma página da internet com recortes de jornal, gráficos, mapas e campos de preenchimento em que teríamos de colocar as respostas de dilemas que viriam.
Exatamente às 17h da tarde começou a reunião, em que fomos apresentados ao nosso primo, o Consiglieri, que batizou cada participante com o nome da cartinha que recebemos anteriormente.
Nosso anfitrião, cheio de elegância e num tom cordial, apresentou o problema. Nosso querido padrinho, o chefão da máfia, acabara de falecer deixando uma herança para o restante da família, mas que só poderia ser usada se conseguíssemos desvendar os enigmas que se seguiriam. Afinal, precisamos ser dignos dessa grana né? A ideia para o uso da bufunfa era comprar áreas da cidade de São Paulo, mantendo o controle territorial da famiglia sobre a metrópole.
O primeiro enigma foi descobrir o código de acesso a um misterioso cofre deixado pelo falecido e mostrado pelo nosso querido Consiglieri. Sem querer dar muitos spoilers, pois você pode querer jogar o jogo e não quero estragar essa divertida resolução de mistérios, eu e meus primos juntamos nossas cabecinhas para descobrir os 3 dígitos da fechadura, utilizando o material de apoio e deduções envolvendo números, cores, impressões digitais e alguma dose de tentativa e erro.
Conforme os mistérios iam sendo resolvidos, íamos recebendo nosso desonesto dinheirinho para atividades tranquilas da famiglia como subornar juízes e dominar territórios. Cada conquista nos dava acesso a novos mistérios com novas maneiras de serem resolvidos.
Cartas, gráficos de cotação do ouro, fotos de obras de arte, tudo foi utilizado de maneira muito inteligente pelos mafiosos para esconder segredos que só os primos poderiam acessar usando deduções e algumas dicas jogadas pelo mestre do jogo.
Em uma das fases, tivemos de usar nossos conhecimentos a respeito de grandes franquias do Xbox para resolver uma palavra cruzada. Felizmente, a gente sabia bastante de Gears of War, Dead Rising, Halo e outros clássicos e rapidamente passamos essa etapa. Ufa!
Mas o tempo estava se esgotando e, em meio a nossa resolução de problemas, nosso primo anfitrião foi hackeado pelos russos, e um gás se soltou pela sala, fazendo com que ele tossisse e entrasse em desespero. Foi a parte mais divertida do jogo, o tempo curto e a fumaça cobrindo a tela fez nossa adrenalina subir porque a essa hora estávamos tão envolvidos que ninguém queria ver nosso familiar cair duro no chão.
Mais uma vez, a unida famiglia italiana fez um bom trabalho de Sherlock e desvendou o enigma por trás da invasão russa. Rapidamente a situação se resolveu e salvamos nosso parente!
Com isso, chegamos ao fim do nosso jogo. Foi tão rápido que nem parece que durou uma hora! Além da diversão, gostei muito também de conhecer os outros integrantes da família, influenciadores da área de games apaixonados pelo que fazem!
E é isso aí pessoal! Fiquem atentos às nossas novidades a respeito Xbox Game Pass e se liguem nas nossas redes sociais!
Valeu!