Um tour sobre as opções de armazenamento personalizadas para Xbox Series X|S
A retrocompatibilidade e o Xbox Game Pass possibilitaram a todos contar com uma vasta biblioteca de jogos ao nosso alcance desde o início da nova geração. Uma das promessas do Xbox Series X|S é a capacidade de jogar quatro gerações de jogos que englobam: nossos favoritos, aqueles que ainda não descobrimos, os jogos da próxima geração que mal podemos esperar e aqueles que ainda não imaginamos serem possíveis.
Portanto, as decisões relativas ao armazenamento, tanto interno quanto de expansão, foram um elemento crítico do design da Série X|S. Nossas equipes se concentraram em três prioridades de armazenamento: desempenho, escolha e acessibilidade.
A Xbox Velocity Architecture está no centro dos nossos consoles de próxima geração. Além de fornecer um grande salto no desempenho e redução nos tempos de carregamento, ela oferece a base para novos níveis de inovação, design e experiências transformadoras. No coração da arquitetura Xbox Velocity está nosso SSD NVME personalizado para armazenar e rodar todos os seus jogos da melhor forma.
Também queríamos torná-lo perfeito para trazer as grandes bibliotecas de jogos do Xbox que você já baixou. O armazenamento USB 3.1 que você usa hoje será plug-and-play compatível com o Xbox Series X|S. O suporte para armazenamento USB 3.1 de alta velocidade foi importante para tornar o armazenamento e a transição de grandes bibliotecas de jogos fáceis e acessíveis a todos.
Você também pode usar o armazenamento USB 3.1 para armazenar jogos da próxima geração, otimizado para aproveitar ao máximo a arquitetura Xbox Velocity, para transferência rápida e jogo na Série X|S.
E, para aqueles que desejam expandir a capacidade total do SSD NVME personalizado do Xbox Series X|S, colaboramos com a Seagate em um cartão de expansão de armazenamento de 1 TB personalizado, projetado usando a API Xbox Velocity Architecture, para oferecer exatamente a mesma consistência – sustentado o desempenho de jogo de nosso SSD interno. E os jogos retrocompatíveis jogados diretamente desse cartão terão melhorias significativas nos tempos de carregamento devido ao desempenho da próxima geração do Xbox Series X|S.
Muitos de vocês tiveram dúvidas sobre o armazenamento do Xbox Series X|S, então conversamos com Jason Ronald, Diretor de Gerenciamento de Programas, para nos aprofundarmos na tecnologia e nas opções:
Xbox Wire: vamos começar com o tamanho dos jogos e como isso se relaciona com o Xbox Series X|S?
Jason Ronald: Uma parte significativa do tamanho geral de um jogo é composta de dados de textura. Como o Xbox Series S foi projetado com uma meta de desempenho de 1440p a 60 FPS com suporte para até 120 FPS, muitos jogos não exigirão seu nível mais alto de texturas 4K, resultando em jogos menores em geral – muitas vezes, até 30% menores em média.
Xbox Wire: O meu HDD/SSD baseado em USB com minha biblioteca de jogos é compatível com a Série X|S?
Jason Ronald: Sim! É simples como desconectar seu HDD ou SSD USB 3.1 externo no Xbox One e conectá-lo ao Xbox Series X|S. Todos os seus jogos estão disponíveis instantaneamente. Você pode continuar a jogar seus jogos favoritos do Xbox One, incluindo os retrocompatíveis de Xbox 360 e do Xbox Original diretamente do disco rígido externo.
Xbox Wire: Como a Placa de Expansão de Armazenamento funcionará com o Xbox Series X|S?
Jason Ronald: É muito simples: basta conectar o Cartão de Expansão de Armazenamento na porta localizada na parte de trás do seu Xbox Series X|S e você pode usá-la como faria com qualquer solução de armazenamento externo. Você pode escolher instalar jogos no cartão de expansão por padrão, rodar jogos diretamente dele, mover ou copiar jogos entre armazenamento local e externo ou fazer qualquer coisa que você já faz hoje com um disco rígido externo. A única diferença é que a placa de expansão foi projetada para corresponder ao desempenho exato do armazenamento interno do Xbox Series X|S.
Xbox Wire: Como a Placa de Expansão de Armazenamento permite o uso da Xbox Velocity Architecture?
Jason Ronald: A base da Xbox Velocity Architecture é nosso SSD interno personalizado, fornecendo 2,4 GB/s de taxa de transferência de I/O bruta, mais de 40 vezes a taxa de transferência do Xbox One. A placa de armazenamento expansível Seagate foi projetada usando a API Xbox Velocity Architecture para oferecer exatamente o mesmo desempenho consistente e sustentado de nosso SSD interno, garantindo que você tenha a mesma experiência de jogo, independentemente de onde o jogo esteja.
Xbox Wire: você poderá jogar jogos diretamente do cartão de expansão de armazenamento ou eles precisam ser copiados para o armazenamento interno?
Jason Ronald: Você pode jogar diretamente do cartão com, exatamente, a mesma experiência e desempenho de como se o jogo estivesse sendo executado no SSD interno. Isso não se aplica apenas a jogos otimizados para Xbox Series X|S, mas também a seus jogos Xbox One, Xbox 360 e Xbox originais compatíveis com versões anteriores. Quando jogos compatíveis com versões anteriores são jogados diretamente do SSD interno ou da Placa de expansão de armazenamento, você verá melhorias significativas nos tempos de carregamento devido ao desempenho da próxima geração do Xbox Series X|S.
USB 3.1 HDD | Seagate Expansion Card | |
Armazena qualquer jogo de Xbox | Sim | Sim |
Roda jogos de Xbox One, Xbox 360 e Xbox Original | Sim | Sim |
Roda jogos otimizados para Xbox Series X|S | Não | Sim |
Replica a velocidade e performance do SSD interno | Não | Sim |
Xbox Wire: Por que você decidiu criar uma solução personalizada em vez de permitir que os usuários instalem SSDs disponíveis no mercado?
Jason Ronald: A arquitetura Xbox Velocity oferece mais de 40 vezes o desempenho de um disco rígido padrão, desbloqueando um novo nível de velocidade e desempenho que virtualmente eliminará os tempos de carregamento e permitirá novos níveis de inovação. Para tornar isso simples para jogadores e desenvolvedores, fizemos uma parceria próxima com nossos amigos da Seagate para fornecer a primeira solução de armazenamento expansível de 1 TB que corresponde ao desempenho exato de nosso SSD interno. Isso significa que você pode ter certeza de que receberá exatamente a mesma experiência de próxima geração, independentemente de estar jogando ou não no SSD interno ou no cartão de expansão de armazenamento da Seagate. Trabalhar com a Seagate também nos permitiu ter uma solução de armazenamento personalizada que é super compacta e plug-and-play para o Xbox Series X|S.
Xbox Wire: Todas as placas de expansão de armazenamento virão da Seagate ou poderemos vê-las de outras empresas também?
Jason Ronald: Seagate, com uma longa história como um inovador crítico na indústria de armazenamento, foi nossa primeira escolha para colaborar no fornecimento de soluções de armazenamento expansíveis para a Xbox Velocity Architecture. O Xbox continua a investir na categoria de armazenamento expansível no Xbox Series X|S com o objetivo de oferecer opções para os fãs do Xbox, incluindo capacidades e implementações adicionais no futuro.
Cabo Xbox: Posso conectar o cartão de expansão a qualquer Série X|S?
Jason Ronald: Sim! Os Xbox Series X|S fornecem as mesmas portas de expansão de armazenamento para o cartão. O mesmo cartão funcionará em ambos os consoles. Basta conectá-lo e você está pronto para jogar! Nenhuma configuração necessária. Ele também é uma ótima maneira de levar sua biblioteca de jogos com você, para a casa de um amigo ou onde você quiser jogar em seu console Xbox de próxima geração.
Xbox Wire: Como funcionará o cartão se eu tiver jogos em disco e no formato digital?
Jason Ronald: Funciona da mesma forma que no Xbox One hoje. Quando você insere um disco de jogo, os dados do jogo são instalados no SSD interno ou no armazenamento expansível. Quando você joga o jogo, ele é executado diretamente do armazenamento local, mas você ainda deve ter o disco inserido, pois o disco fornece a licença para o jogo.
Xbox Wire: O Quick Resume funciona com o cartão?
Jason Ronald: o Quick Resume é alimentado pela Xbox Velocity Architecture e os dados de estado do jogo são mantidos no SSD interno, portanto o Quick Resume funcionará independentemente de você estar jogando no SSD interno, no cartão de expansão Seagate ou em um USB 3.1 externo HDD ou unidade SSD.
Fique ligado no Xbox Wire para obter mais detalhes sobre o Xbox Series X e Xbox Series S conforme nos aproximamos do lançamento de ambos em novembro.