O home office chegou e não vai embora: a cultura das empresas depois da crise
É cada vez mais necessário que nos tornemos efetivamente conectados de forma simples e intuitiva. A crise mundial pela qual estamos passando deixou isso muito claro, pelo menos no quesito formato de trabalho. Milhões de pessoas confinadas em suas casas dependendo de ferramentas digitais para manter sua rotina laboral, se comunicar, fazer compras básicas, resolver seus problemas sem sair de casa…
Essa nova mentalidade está sendo incorporada, inclusive, pelas empresas. O futuro dos negócios está voltado para melhorar a vida dos usuários e o grande legado que essa pandemia pode deixar, em termos de mudanças culturais e comportamentais, é a unificação das pessoas. As empresas perceberam que, enquanto não ajudarem a comunidade, ficarão para trás. Há diversas empresas de educação oferecendo aulas gratuitas durante a quarentena em apoio aos esforços mundiais para impedir a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), por exemplo. Basicamente, é o que vemos nesse modelo novo de mercado: todas as ações têm que ser focadas no usuário.
Relativamente nova no mundo corporativo tradicional, a chamada cultura ou metodologia ágil é uma maneira inovadora de pensar e agir dentro dos modelos de gestão. Aplicando a metodologia, os negócios são reestruturados para oferecer ao seu público final experiências inovadoras e, idealmente, num curto espaço de tempo.
É preciso estudar os valores e processos de forma individualizada para que, com ciclos curtos de entrega e feedbacks, possa gerar as mudanças que as marcas necessitam. Errar não é um problema, o problema é levar um tempo muito grande para validar os caminhos e ideias em um cenário que se transforma tão rapidamente. Assim, estruturas inteiras que produziam burocracia, morosidade ou ociosidade dão lugar às novas ferramentas inteligentes que solucionam desafios comuns de forma rápida com chances menores de erro. O home office não tem volta.
* Raphael Felicio é diretor de design e de marketing da ioasys, empresa de inovação digital que trabalha com a implementação de metodologia ágil em empresas que não possuem essa cultura.