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Pega Essa Crítica do Filme Em Chamas-Pandora Filmes

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Em Chamas (Burning) é um filme longo, que demora bastante tempo na introdução dos personagens e em alguns momentos pode parecer maçante. Em praticamente uma hora de projeção o roteiro dedica-se à introdução dos personagens e suas relações: Jong-soo (Yoo Ah-In) Hae-mi (Jeon Jong-Seo), e Ben (Steven Yeun). Inicialmente o filme nos engana a pensar que se trata de uma história de triângulo amoroso e aos poucos vai revelando realmente ao que veio. Vencedor dos prêmios da crítica e especial do júri no Festival de Cannes, o filme do diretor coreano é um dos melhores do ano e foi um dos mais curtidos durante a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e atualmente está em cartaz nos principais cinemas. Burning foi dirigido por Lee Chang-dong e é o candidato da Coreia do Sul a uma vaga no Oscar para categoria de Melhor Filme estrangeiro que disputa com o brasileiro O Grande Circo Místico, de Cacá Diegues.

Em Chamas é sobre um aspirante a escritor que reencontra amiga de infância e, por meio dela, se relaciona com um homem misterioso. É um grande filme, um dos melhores do ano, eu diria! Em entrevista ao Estado de São Paulo Lee Chang Dong, diretor revela que a razão pela qual decidiu fazer esse filme foi pela sua história sobre a raiva da juventude e idealizou então uma história que uniu os contos de Murakami e Faulkner. Lee Chang Dong contou ao jornal que a emissora japonesa NHK fez uma proposta e que a escritora Jungmi Oh que trabalhou com ele nos últimos cinco anos foi quem recomendou Burning (Queimar Celeiros) entre os 80 contos de Murakami.

O conto de Murakami fala sobre um homem que queima um celeiro como hobby. Apresenta um pequeno mistério sobre se ele realmente queimou o celeiro e termina sem resolver isso. O final ambíguo do conto também está presente no filme, mas contém múltiplas camadas de mistérios maiores. William Faulkner tem um conto com o mesmo título e conta a história de um agricultor pobre e seu filho pequeno que colocam fogo no celeiro de outro por raiva. No filme, Lee faz com que a trama fique com um final onde você monta as peças e entende como quiser. Ele apresenta nuances de sentimentos através das metáforas que os celeiros representam nos contos. Podemos dizer que  Em Chamas (o filme) é a história de um jovem do conto de Faulkner que vive no mundo do conto de Murakami.

Sobre a Trama:

Um thriller sobre desejo de vingança com um toque de drama sentimental. Jong-Soo é um entregador que, no meio de um trabalho, reencontra Hae-mi, uma garota que já morou em sua vizinhança. A moça pergunta se ele poderia cuidar do seu gato enquanto ela estiver na África. Na volta, Hae-mi apresenta Jong-Soo a Ben, um jovem enigmático que ela conheceu durante a viagem. Baseado no conto Queimar Celeiros, do escritor japonês Haruki Murakami. Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cannes.

Durante um dia normal de trabalho como entregador, Jong-soo reencontra Hae-mi, uma antiga amiga que vivia no mesmo bairro que ele. A jovem está com uma viagem marcada para o exterior e pede para Jong-soo cuidar de seu gato de estimação enquanto está longe. Hae-mi volta para casa na companhia de Ben, um jovem misterioso que conheceu na África. No entanto, o forasteiro tem um hobby peculiar, que está prestes a ser revelado aos amigos. Em uma noite qualquer, quando estão conversando futilizadas e coisas de suas vidas, Ben revela um gosto um tanto quanto peculiar seu: Queimar celeiros. Demonstra ser pirofagista. Hae-mi conta sobre sua infância sobre um poço que tinha em sua casa e no qual chegou a cair e ser resgatada. Jong-Soo conta sobre sua pequena casa, uma fazenda simples, sobre suas origens e relação com seu pai. Questões sociais e politicas são claramente demonstradas no longa: dificuldade financeira dos personagens o casal Hae-Mi e Jong-Soo pobres, e Ben riquíssimo, o que leva a uma tensão imediata dentro do trio. A trama mistura de ciúme, inveja e carinho verdadeiro um pelo outro e uma riqueza de detalhes de sentimentos e emoções projetada no casal, e por isso há a instauração de uma paranoia entre eles.

O fator mais excepcional de Em Chamas se encontra na capacidade de deixar nas entrelinhas em todas as cenas que algo gravíssimo está por acontecer e um nível de tensão no ar. O espectador é convidado a entrar na trama pouco a pouco e a investigar junto a um dos personagens o suposto acontecido sem ter provas ou evidências de um crime mas, talvez tudo não passe de uma mentira ou de um equivoco. Longos planos-sequência, com luz natural e câmera em movimento, constroem aparência real o que faz as cenas de sexo e suspense tensas e fortes. A forma como a narrativa foi construída deixa muitas coisas implícitas e torna impossível adivinhar o desfecho.
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