Abragames e ApexBrasil renovam parceria e ampliam missão de capacitar e criar oportunidades de negócios para estúdios brasileiros de games
Por meio do Projeto Brazil Games associação e agência já atenderam mais de 340 empresas desde a sua criação, em 2012; para o biênio 2025-2026, as principais metas incluem ampliar o atendimento às empresas brasileiras, a visibilidade de projetos que valorizem a cultura brasileira, com ênfase em narrativas regionais e na promoção do empreendedorismo feminino
A Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais) anuncia a renovação da parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos) para o biênio 2025-2026. Iniciada em 2012, essa colaboração tem como meta principal apoiar a indústria brasileira de games na geração de novos negócios e internacionalizar o setor por meio do Brazil Games, projeto setorial de exportação desenvolvido entre as duas partes.
Case de sucesso, o Brazil Games atua no setor por meio de ações de promoção comercial, desde a participação de delegações brasileiras nos principais eventos internacionais do setor, mentorando essas empresas para que exportem seus produtos de forma segura e eficaz. “O Brazil Games é um programa sem fins lucrativos que visa fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais mundo afora. Desde sua criação, já gerou um crescimento de mais de 3500% nas exportações do setor e apoiou mais de 340 empresas e dois mil empreendedores em suas jornadas de internacionalização”, destaca Patrícia Sato, gerente executiva do Projeto Brazil Games.
O novo acordo com a ApexBrasil, referente aos anos de 2025 e 2026, tem o objetivo de ampliar o atendimento a uma base ainda maior de empresas e estúdios nacionais. Para isso, agrega um novo pilar de capacitação que complementará as já tradicionais ações de promoção comercial da indústria. Entre as frentes de destaque nessas metas estão narrativas que deem visibilidade à cultura brasileira em suas mais variadas formas e regiões –, incluindo Norte e Nordeste –, além do empreendedorismo feminino.
O novo convênio inclui ainda a criação da Aceleradora Internacional da Indústria de Games, cujo principal objetivo é ajudar novos estúdios a desenvolverem projetos e modelos de negócios sustentáveis. “A Aceleradora Internacional da Indústria de Games será essencial para o fortalecimento da base da pirâmide da indústria brasileira. Entre outras atividades, ela vai ajudar os empreendedores a projetarem seus games visando a competitividade internacional desde a sua concepção, passando também por estratégias de marketing e de distribuição internacional, entre outras boas práticas. É uma maneira de estimular a geração de parcerias e negócios com empresas do exterior e colocar os produtos brasileiros na vitrine global”.
Para o próximo biênio, Abragames e ApexBrasil também preveem ações em novos mercados internacionais, como o Japão, além de novidades relacionadas à comunicação digital voltada para os estúdios.
Para mais informações sobre a Abragames e suas iniciativas, clique aqui.
Criada em 2004 por um grupo de empresas de desenvolvimento, a Abragames, Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais, surgiu como uma entidade sem fins lucrativos e com o objetivo de fortalecer a indústria nacional de desenvolvimento de jogos. A missão da Abragames é coordenar, fortalecer e promover a indústria brasileira de jogos digitais através da representação e interlocução do ecossistema nacional e internacional, construindo um entendimento de todos os elementos de nossa cadeia de valor, bem como a promoção de eventos e parcerias que tragam ao estado da arte o desenvolvimento da indústria de jogos no Brasil.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país