Pega Essa Dica – Aqui
AQUI é uma obra adaptada do livro publicado em 1980, um dos quadrinhos mais elogiados das últimas décadas. O livro que deu origem ao filme, dirigido por Robert Zemeckis e estrelado por Tom Hanks e Robin Wright, ambos atores do clássico Forrest Gump, serviu para reunir os dois após três décadas.
AQUI conta a história de um canto da sala de uma casa e o que aconteceu ali ao longo dos anos. A trama acompanha gerações de diversas famílias ao longo do tempo, todas conectadas pelo mesmo espaço, em uma emocionante jornada de amor, perdas, risos e memórias.
A produção utilizou inteligência artificial para rejuvenescer e envelhecer os protagonistas, deixando-os com 17 e 80 anos de idade. Apostando no drama, na comédia e até no romance, Zemeckis relembra diversos pontos de sua filmografia e entrega algo inovador. Ele criou uma obra única, arriscada e autêntica. O roteiro é assinado por Zemeckis e Eric Roth, que foi roteirista de Duna e Assassinos da Lua das Flores.
O roteiro tenta condensar todos esses elementos em um filme com pouco mais de uma hora e meia de duração, entretanto é notório que as cenas são muito curtas e parecem jogadas. Apesar de transitar por anos e séculos, os acontecimentos, incluindo a pandemia de COVID-19, não se conectam de forma eficaz com o arco central. Isso faz com que o filme se torne entediante. A ideia de uma câmera estática não é ruim, mas talvez tenha sido mal executada.
O uso de IA não é de todo ruim. E interessante acompanhar a trama com os atores mais novos e mais velhos. Alguns ajustes foram aplicados ao longo da gravação, para que as correções fossem realizadas durante as filmagens, e não apenas na pós-produção.
AQUI é uma obra que pode se tornar cansativa. O roteiro é fraco e não prende o espectador. Apesar de contar com uma história central e outras narrativas intercaladas, o filme parece uma “salada de frutas”. Em alguns momentos, chega a se assemelhar a um comercial de margarina de “vida perfeita”.
Minhas conclusões são que AQUI não é um filme ruim, mas é apenas assistível e difícil de querer rever.