Crítica CinemafilmePega Essa DicaPega Essa Novidade

Pega Essa Dica – Até que a música pare

Nesse filme, a diretora Cristiana Oliveira, conta a história de uma família que atravessa um momento de luto, no qual um dos filhos sofreu um acidente e acabou falecendo.

O que é muito enriquecedor ao assistir os filmes dessa diretora, é o seu olhar voltado em direção a contar histórias ambientadas em uma região do Brasil, geralmente remota, em um Estado, no qual ela tem a sua origem.

Há um diálogo entre o passado e o presente. Na família apresentada, os pais preservam o diálogo Talian*, no seu cotidiano, os filhos e outros mais personagens dialogam no nosso idioma.

É interessante a entrada do personagem que vem do estrangeiro, um rapaz italiano, budista e vegetariano que vem a trazer essas características ‘’novas’’ do povo italiano.

A matriarca da família central apresentada, tem curiosidade sobre a religião do rapaz estrangeiro, e começa a pesquisar na internet sobre, com o auxílio da neta. Essa busca é despertada após ele dizer que em algumas vertentes do budismo, acredita-se que uma pessoa possa reencarnar em outros animais.

Ela então, traça um paralelo ao começa a dialogar, e se referir a tartaruga, que recentemente foi adotada pelo marido, como se a mesma, fosse o filho dela. O interesse dela na religião budista, também vem por parte do filho falecido, que era professor de Filosofia, e ela começou a se questionar se ele era budista, devido aos hábitos em vida, porém ficou em aberto, e não sabemos.

E com isso, ela começou a ter um entendimento/aceitação maior, do que é, do que está sendo, lidar com a perda do filho.

Com tudo, o ponto alto desse filme, é esse acesso que temos ao que é desconhecido por muitos, de conhecer uma parte do Brasil, dos costumes locais, a linguística regional, e tudo o que envolve o nosso país e o seu povo. Por mais filmes nacionais, com histórias cotidianas brasileiras, e ambientadas em lugares cada vez mais diversificados.

Para sua curiosidade: Talian: O talian ou taliano[2] (também conhecido como vêneto brasileiro e vêneto sul-rio-grandense) é uma variante da língua vêneta falada no Brasil, sobretudo nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina,[3] e em pontos do Paraná, Mato Grosso e Espírito Santo. fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Talian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *