Pega Essa Dica – Zé
O longa Zé é dirigido pelo diretor Rafael Conde, é uma adaptação da história real de José Carlos Novaes da Mata Machado, o jovem líder do movimento estudantil que lutou contra a ditadura militar no Brasil.
Zé foi perseguido pelo regime, precisou continuar sua batalha na clandestinidade, abrindo mão de uma vida tranquila e confortável, para se dedicar à alfabetização e conscientização política.
O filme teve base no livro Zé que foi escrito por Samarone Lima, que investigou a vida de Zé a partir de arquivos da repressão, entrevistas com militantes contra a ditadura, familiares e amigos.
Esse filme que retrata a ditadura diferente da grande maioria das obras que retratam o mesmo período por não ter cenas de violência, o foco da historia é o sofrimento da família que acredita na causa mas ao mesmo tempo quer proteger seu filho, alguns conflitos éticos que trazem uma reflexão muito intimista dos impactos desse regime.
O desespero e as dúvidas que os personagens sentem ao longo da historia nos faz perceber até onde vamos pelo o que acreditamos, e como até onde nós vamos pode mudar de acordo com a fase de vida ou não.
Ele pode ser um filme que não é visualmente violento, mas seus diálogos são dolorosos, ver a família em desespero, imaginar que essa história do Zé foi real e além dele de muitas outras pessoas que passaram por esse período muitas delas nem sobreviveram a ele.
Essa é uma obra que a identificação vai ser imediata porque as situações que assistimos são palpáveis, é o tipo de obra que todos deviam ver para que o passado não se repita.