Crítica CinemaPega Essa DicaPega Essa NovidadeTv Pega Essa

Pega Essa Dica- Moneyboys

O filme “Moneyboys” de 2021 é um drama taiwanês-austríaco que conta a história de Fei. O filme foi escrito e dirigido por C.B. Yi e estrelado por Kai Ko, Chloe Maayan e J.C. Lin. Ele estreou no Festival de Cannes de 2021 e recebeu críticas mistas.
O filme foi selecionado para competir na seção Un Certain Regard no Festival de Cannes de 2021. O ator Kai Ko foi indicado ao prêmio de Melhor Ator Principal no 58º Golden Horse Awards por sua atuação no filme. “Moneyboys” também marca o retorno do ídolo adolescente Kai Ko.


“Moneyboys” não é um filme com características de cinema popular, a proposta da direção são longos planos, na maioria das vezes utilizando câmeras fixas, que dão tempo para o expectador sentir o personagem em tela, mesmo quando este nada fala. E, ainda que toque em um assunto onde o comum é apelo sexual, a obra foge completamente do estereótipo e compensa com sedução, em uma trama de personagens complexos e dramática.
Nascido de uma aldeia tradicional, Fio encontrou na prostituição a forma de ganhar a vida. Apesar de auxiliar sua família, os mesmo não aceitam sua condição e o tratam como um pervertido. Enquanto isso, Fio ainda lida com um amor passado, que abandonou e também com um novo sentimento que nasce. Mas, no meio dessa vida proibida em seu país, encontrar uma saída que não lhe pese a consciência é seu principal dilema.


Moneyboys” se destaca pela sua fotografia. Um deleite de quadros bem trabalhados e iluminação bem postos. Os planos são longos e intensos, utilizando-se principalmente da câmera parada. Mas, há variações para planos sequências bem orquestrados. Percebe-se o cuidado com o enquadramento dos cenários, criando backgrounds que saltam aos olhos e que dividem bem a tela.
Diálogos longos ou curtos possuem respiro para percebermos a na mudança de postura dos personagens durante a passagem, seja em tensão crescente, sedução, conflito ou alivio.


Desse modo, destacam-se os atores, que possuem tempo para passear por diversos sentimentos. Não há nada de extraordinário, mas existe sensibilidade em entender o que se passa naquelas vidas e transmitir para o expectador.
“Moneyboys” é um filme para apreciar sem pressa. É um filme de conflito do personagem com sua própria realidade, onde nem sempre recebemos dele a resposta que esperamos. Com mais qualidades que defeitos, é uma ótima pedida para aqueles que apreciam um bom trabalho de fotografia e direção. Também é um filme que toca, de forma menos aprofundada do que se imagina e sob a perspectiva de outra cultura, a relação ao preconceito e vivências LGBTQIAP+.

Moneyboys
Drama/Ficção ‧ 2 horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *