GameNerd Cabeludo

Pega Essa: Psychonauts 2, uma surpreendente jornada que entrará na sua mente!

Jogar videogame é uma experiência rica. Quando jogamos, nossa mente é invadida por mundos extraordinários, situações impossíveis e roteiros mirabolantes. Conhecemos personagens aos quais nos apegamos, apreciamos trilhas sonoras e criamos memórias reais a partir de situações irreais.

É essa sensibilidade que Tim Schafer, criador da Double Fine, sempre trouxe com maestria em seus jogos. Desde os clássicos Point and Click de PC Day of the Tentacle ou Grim Fandango da época em que trabalhava na Lucas Arts até os jogos de sua atual empresa, o premiado diretor sempre teve um cuidado especial com a narrativa e um carinho único por storyteling dentro dos games. A atenção aos detalhes, diálogos bem elaborados e roteiros sofisticados entram na nossa mente de uma forma que não conseguimos parar de jogar as obras deste criador.

Assim, é justamente sobre “entrar nas mentes” de que se trata Psychonauts 2, a nova aventura de plataforma e exploração da Double Fine.

O que é Psychonauts?

Tecnicamente, Psychonauts é um  jogo de plataforma e ação em terceira pessoa em 3D, como os clássicos que fizeram a nossa cabeça nos anos 2000, mas estaremos sendo injustos se dissermos que é só isso.

O primeiro jogo da franquia saiu em 2005 e, apesar de ter sido bem avaliado pelos jogadores por seu estilo visual diferente e mecânicas um tanto à frente de seu tempo, não vendeu muito bem, tornando-se mais um sucesso cult do que uma boa geradora de dinheiro para sua produtora.

Dez anos depois, percebendo que a comunidade apaixonada pelo jogo não deixava ele cair no esquecimento, a Double Fine resolve lançar uma campanha de financiamento coletivo para fazer sua continuação. Em 2016, a campanha já havia conseguido arrecadar 4 milhões de dólares e em 2019 a Double Fine foi adquirida pela Microsoft, criando condições perfeitas para que o jogo pudesse ser produzido com a dedicação que merecia.

Em 2021 Psychonauts 2, é lançado…

Depois de cinco longos anos de desenvolvimento, pesquisa, trabalho árduo e um hype gigantesco por parte dos fãs, Psychonauts 2 chega ao mercado.

Ainda que você não tenha jogado seus predecessores, dá para começar por esse sem problema nenhum, pois o jogo te situará bem após as primeiras fases no seu universo maluco.

O protagonista é Raz, um acrobata de 10 anos que fugiu de sua família circense para fazer parte dos psiconautas, uma organização de agentes psíquicos que consegue entrar na mente dos vilões.

Ao começar o jogo, já fica claro que se trata de algo diferente. A estética toda assimétrica e com referências a arte surrealista ajuda a criar o clima psicodélico que nos acompanhará em cenários extremamente detalhados. A direção de arte é minuciosa e as possibilidades de visitarmos mentes diferentes abre um campo gigantesco de possibilidades criativas. Há uma mistura muito bela de elementos 2D com o universo 3D do jogo, reforçando o aspecto lúdico de estarmos no controle de um personagem infantil.

Os personagens tem formatos exagerados que ajudam a transmitir sua personalidade de uma forma gráfica e a atuação vocal é simplesmente impecável em certos momentos, contando com veteranos da indústria como Jack Black e Elijah Wood.

Você visitará mundos mentais que tem muito a dizer sobre os seus donos, com hospitais-cassino, plataformas de cabelo e paredes de mandíbulas. A forma como os mundos misturam os problemas mundanos com uma atmosfera onírica vai fazer você querer conhecer cada vez mais sobre as mentes que visitar.

É muito interessante ver a criatividade com a qual alguns temas são abordados. Inseguranças, confusões mentais e paradigmas pessoais ficam nítidos nos cenários através de itens e inimigos que nos atacam.

Os diálogos também são um ponto alto do jogo, ora com conversas recheadas de piadinhas engraçadas e leves, ora com momentos de maior profundidade que lidam com temas como perdas e relacionamentos de uma forma profunda. É interessante notar o cuidado que tiveram em abordar algumas doenças mentais com uma boa dose de sensibilidade, trazendo mensagens positivas e reconfortantes em alguns casos.

E o Gameplay, é bom?

Falando em mecânicas de jogo, Psychonauts 2 é bem interessante e intuitivo. Raz tem várias habilidades de combate e exploração e, com o progresso da história, você conseguirá novos poderes para facilitar sua vida. Eu particularmente adorei a manipulação de objetos à distância, como em uma versão mais insana de Control, da Remedy Entertainment.

Os combates são fluidos e divertidos e é muito interessante ver que os inimigos são representações de sentimentos que nos assolam, como dúvidas, remorsos ou até mesmo más ideiais. A forma como eles são combatidos fazem metáforas muito legais de como podemos derrotá-los na vida real, mas isso deixarei para vocês descobrirem ao jogar. Garanto que vale a pena!

Para quem gosta de colecionáveis, o jogo é um prato cheio.  Existem dezenas de tipos diferentes de itens, cada um com a sua função específica: uns melhoram seu personagem, outros servem de dinheiro e por aí vai.

Sobre o quesito dificuldade, acredito que o jogo possa desagradar alguns jogadores. Psychonauts 2 não apresenta grandes desafios, e é bem possível que você o encerre morrendo poucas vezes. Mesmo em momentos em que nosso personagem está rodeado de inimigos, um bom conhecimento das mecânicas de combate fará você acabar com eles sem muita dor de cabeça.

Outra coisa que também pode incomodar um pouco se você estiver com muitas horas de jogo é a confusão de falas em alguns momentos. Existem horas em que queremos nos concentrar em resolver algum desafio e os personagens não param de falar, muitas vezes até repetindo a mesma frase várias vezes em um intervalo curto de tempo.

Vale a pena?

Se você é fã de jogos de plataforma e quer ter uma experiência diferente, não precisa nem pensar duas vezes. Psychonauts 2 é fruto de anos de dedicação e carinho de uma equipe que colocou sua alma e coração no jogo, fazendo todo o possível para entrar nas nossas mentes. Se você gosta de viajar e acha que a mídia videogame é uma poderosa ferramenta de reflexão, o jogo é uma metalinguagem poderosa, cheia de simbologias e interpretações infinitas. Mas, se você só quer relaxar e dar algumas porradas em inimigos engraçados, o jogo também é pra você.

Psychonauts 2 está disponível para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Xbox Series X/S. O jogo já  está no catálogo do Game Pass.

Nota…

2 comentários sobre “Pega Essa: Psychonauts 2, uma surpreendente jornada que entrará na sua mente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *