Crítica CinemafilmePega Essa DicaPega Essa Novidade

Pega Essa Dica – Terra de Ciganos

Terra de Ciganos é um filme documental do diretor Naji Sidk, que dá luz aos ciganos no Brasil, o país tem a terceira maior população de ciganos no mundo.

O diretor traz um olhar complexo sobre as diversas paisagens e diversidade dentro da cultura cigana, cada um deles precisou se moldar de acordo com a região que estão, mesmo com as tradições ciganas muito fortes.

Esse documentário pode ser um choque cultural, porque mesmo alguns deles nascendo no Brasil as tradições ciganas são únicas e muito preservadas para o seu povo, o que pode sim trazer um estranhamento e até mesmo um questionamento, já que existem algumas tradições bem conservadoras.

Um ponto muito interessante desse documentário é que nos damos conta que existem vários grupos de ciganos, cada um à sua maneira de seguir as tradições, essa informação que é colocada dentro do documentário quebra completamente aquela imagem padrão que se têm do povo cigano.

Cada um deles têm suas tradições particulares e diferentes formas de se comunicar em cada grupo, o que todos têm em comum é a migração e adaptação de cada lugar que passam, outro ponto em comum entre eles é que todos de alguma forma sofreram preconceito por serem ciganos.

As pessoas muitas vezes se sentem no direito de julgar certas decisões e modo de vida dessas pessoas não conseguindo compreender que é algo cultural desse povo, esse tipo de preconceito continua sendo muito forte até hoje, esse é um dos principais motivos pelo qual esse documentário é importante.

Sem dúvida alguma a parte mais interessante é quando conhecemos a parte artística da cultura, as músicas são muito contagiantes, as danças lindíssimas, a arte cigana é muito rica e bonita eu gostaria de ver muito mais sobre esse recorte.

É o tipo de documentário que precisa ser assistido de cabeça aberta que ele pode sim trazer incômodos com algumas falas que são ditas e situações que acompanhamos durante o documentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *